Identidades

Nesses tempos de Olimpíadas aqui no Rio, respira-se a chamada "cultura nacional". Como diz Benedict Anderson citado por Stuart Hall em A identidade cultural na Pós-modernidade: "a identidade nacional é uma 'comunidade imaginada' " Importante notar que o conceito de homem na pós-modernidade é muito diferente do que ocorria na era moderna. O sentido de pertencimento à uma nação passa pela mídia, pelas narrações orais, pelos livros, pela cultura popular. Passa pela ênfase na tradição, na intemporalidade, pelo mito fundacional e por muitos outros fatores. Mas essencialmente trata de identidade de um povo. O homem, nesse sentido, é um caldo cultural que mescla todas essas narrativas dentro de um contexto x ou y que o torna singular. A educação na escola pode atuar como simples aparelho ideológico (disciplinas de moral e cívica, atestam isso) ou pode gerar pensamento crítico e reflexão, pode instrumentalizar as classes menos favorecidas - ou dominadas - para uma atuação mais adequada no contexto político, filosófico, econômico e cultural.

Mauricio Duarte (Divyam Anuragi), Stuart Hall e Benedict Anderson
Enviado por Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) em 06/08/2016
Código do texto: T5720759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.