Sonhos desfeitos

Todos temos sonhos desfeitos e teremos de viver com o fato de que não poderemos mais realizá-los. Que fazer? Não podemos fazer de conta que eles não foram importantes para nós, principalmente se os acalentamos por muito tempo, dedicando-lhes a maior parte de nossos esforços. Quando vemos os nossos esforços não darem em nada, é imenso o peso da decepção, porque sentimos que tudo o que fizemos foi perder tempo e energia. Chegamos a nos perguntar se fizemos algo errado ou não nos esforçamos o suficiente e o nosso estado emocional se abala seriamente quando as pessoas vêm dar seus conselhos ou opiniões. Nessas horas, tudo o que dizem só piora o que sentimos, porque dizem um monte de coisas do tipo "lugar comum".

E a vida não para porque nossos sonhos tão almejados ruíram. Nós estamos vivos, embora tenhamos a impressão de que tudo parou e queiramos nos encerrar em um buraco, desesperançados, perdidos e solitários, perguntando-nos se valeu a pena lutar com tanta dedicação e sacrifício para ver tudo se esvair em fumaça. O problema desta pergunta é que suspeitamos que ela está fadada a permanecer sem resposta, pois quem pode medir o quanto aquele sonho irrealizado nos era caro a ponto de termos nos sacrificado sem hesitar?

Com o tempo, a dor pelo sonho desfeito talvez ainda torne muito difícil a gente falar sobre o assunto e, no futuro, se a gente não aprender a superar, deve, no mínimo, contornar, aprender a viver da melhor forma com a frustração, que é algo do qual ninguém está livre.