Zen Filosofia de vida

A Filosofia

Filosofia é uma palavra de origem grega que significa literalmente amigo da sabedoria, ( Philo amigo e Sofia sabedoria). O termo foi inventado por Pitágoras quando ele se recusou a ser chamado de sábio por considerar indigno dessa classificação, solicitando que o chamassem de amigo da sabedoria.

A filosofia segundo MODIN é um conhecimento uma forma de saber que procura adquirir informações validas, precisas e ordenadas.

Seu objeto de estudo é múltiplo pois é conhecida também como a arte de questionar: costumes, ideias, sociedades seus paradigmas tudo que existe literalmente refuta, tudo não poupa, nem isenta nada nem ninguém do seus questionamento até Deus ou as divindades.

Os antigos filósofos gregos passaram muito tempo investigando o começo de todas as coisa, consideravam que haviam um elemento inicial e principal que dava origem a todas as coisa, se preocuparam muito com a mística e criaram muitos mitos.

Essa forma, matéria ou ciência como queiram chamar é uma das primeiras fontes de conhecimento do homem, foi a primeira o a segunda pois surgiu junto e andava junto com a religião de vários povos, há pensamentos ideias e ensinamentos que perduram assim como alguns de seus personagens, a exemplo de Sócrates, Platão e Aristóteles. Esses são bem conhecidos assim como a filosofia grega, mas houveram muitos outros que contribuíram muito para que a Filosofia avançasse por milênio e chegasse até nós.

E alguns personagens foram divisores de água como é o caso de Renê Dêcartes, chamado o pai da ciência moderna quando duvidou de tudo até da sua existência eternizando a frase, eu penso logo existo, afirmou que para se construir um conhecimento consistente era necessário um método claro.

A filosofia andou durante muito tempo com a ciência, religião e a politica, participavam dos mesmo propósitos no mundo e um cooperava com o outro, mas com o passar do tempo esses relacionamento foram desgastados, ficando evidente esse rompimento com o advento da modernidade revolução industrial e francesa.

Hoje a filosofia segue seu caminho solitário assim como a religião a politica e a ciência, continuam todos na sociedade, participando e coexistindo no mesmo espaço, mas sem dialogo e inúmeras vezes com propósitos diferentes. Para essa obra no entanto o que interessa é a sua utilidade e sua aplicação na capacitação para vida.

Aqui a filosofia ganha melhoramento e se transforma em zen filosofia, que é um melhoramento da arte de questionar elimina-se seu defeitos e a uni a outros conhecimentos.

Observar, prestar a atenção, perceber, duvidar do que estar vendo sentindo e do que estar posto, contradizer e buscar a verdade e utilidade para melhorar a realidade social. Contradizer e buscar novas repostas e coisas mais digna da natureza humana.

Razão e reflexão acompanha ou deve acompanhar toda a existência humana uma busca incansável porem não insaciável por repostas satisfatória e uma vez encontradas toma-las si e fazer uso dela pro resto da vida além de transmiti-los para outrem.

Logo a própria filosofia existente foi questionada buscada e estudada ostensivamente, chegando-se a conclusão que ela é indispensável ao bom funcionamento da psique humana e sua ausência prejudica e muito toda a existência humana, Cury afirma que o homem de hoje perdeu o interesse pelo mundo das ideias. Circuncisão afirma que o homem abriu mão da sua capacidade de pensar.

Toda a minha zen filosofia como também os demais fundamentos andam na contra mão dos já existentes, pensamentos e ideologias.