A HUMILDADE É A MAIS PURA REALIDADE...

Estive aqui pensando... Tentando entender as diferenças entre o saber e o conhecer...

Pude chegar a uma conclusão, no mínimo interessante, que me levou a um entendimento daquilo que chamamos de: humildade.

Minha mente divagou... Comecei a pensar sobre pessoas que sabiam muito, aos olhos humanos... Pessoas que, devido aos seus estudos e curiosidade, chegaram a conclusões e entendimentos que aproveitamos até hoje.

Refiro-me às pessoas que buscam uma aproximação maior com nosso Criador, com Deus.

Muitos desses conhecimentos apenas se perpetuaram com origem em frases e pensamentos de Santos, como por exemplo: “Necessitamos uns dos outros para sermos nós mesmos”, “Não é tanto o que fazemos, mas o motivo pelo qual fazemos que determina a bondade ou a malícia”, “Tão cegos são os homens, que chegam a gloriar-se da própria cegueira!" (Santo Agostinho); “Para pregar a Paz, primeiro você deve ter a Paz dentro de você”, “Quem a tudo renuncia, tudo receberá”, “Todos os seres são iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final” (São Francisco de Assis); “A misericórdia de Deus será sempre maior que a tua ingratidão”, “A oração faz desaparecer a distância entre o homem e Deus” (Santo Padre Pio); “Quem semeia cortesia, colhe amizade, e quem planta amabilidade, colhe amor” (São Basílio); e por aí vai...

Indo mais longe, comecei a pensar sobre as mensagens diretas do Espírito Santo, de Deus para o homem: “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”, “Conheça a verdade e ela te libertará”, “Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado”; e por aí vai...

Então fiquei pensando comigo mesmo... Até que ponto podemos exaltar alguns pensadores, se apenas o que diziam era “repetição” daquilo que um dia leram e conheceram, de coisas já conhecidas e reveladas?

É claro que tais pessoas têm seu valor; tanto que muitos foram considerados verdadeiramente Santos, e assim realmente o são.

O que me deixou perplexo foi a conclusão que cheguei:

Nada parte de nós. Nada tem origem em nós. Tudo que dizemos ou fazemos, antes já foi dito ou feito... Apenas repetimos aquilo que a nós parece interessante e conveniente repetir...

Uns sabem mais, pois detêm o conhecimento; algo que estudaram para saber...

Outros sabem menos, pois nem tanto estudaram para saber e conhecer...

Outros ainda sabem muito por terem vivenciado situações que os levaram a conclusões...

Outros não sabem quase nada por não estarem “abertos” a aprender com estudos e nem com situações vivenciadas, presos ao seu próprio orgulho e presunção...

Poucos podem ter o privilégio de saber a Verdade, por estarem “abertos” à ideia; e esta vinda do Espírito Santo de Deus, que suplanta qualquer conhecimento humano... “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento” (Provérbios 2:6); “porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) ele apanhará os sábios na sua própria astúcia (Jó 5,13)”. (I Coríntios 3, 19)

Assim, cheguei à conclusão que nada, verdadeiramente nada é nosso, apenas estamos aqui para aprender a seguir a Verdade; e se nada é nosso, nem aquilo que penso ou que sei, quem sou eu para me vangloriar de algo? Quem sou eu para achar que sei alguma coisa, se o verdadeiro Saber vem apenas de Deus?

Isso me levou a entender um pouco sobre a necessidade de sermos humildes, caso queiramos nos aproximar de Deus, e, um dia, almejarmos Sua Misericórdia, para participarmos de Seu Reino... Apesar de não sermos dignos disso...

Assim conclui que a humildade é a mais pura realidade...

Miguel Fernando
Enviado por Miguel Fernando em 15/08/2016
Código do texto: T5729765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.