Doa-te!

Eis me aqui, tão incompreensível como sempre e de coração aberto como nunca. Num dia desses escutei: “Ninguém é tão pobre que não possa doar um pouquinho de si.” E fiquei pensando na etimologia da palavra doação. Transferir de modo legal e gratuito. Oferecer. Transferir gratuitamente a posse de alguma coisa. É dar sem esperar nada em troca. A doação pode ser das mais diversas formas e na maioria delas sem custo. Tem gente que requer doação de tempo. Tem gente que requer doação de sorrisos. Tem gente que requer a doação de um ombro amigo. Tem gente que requer um alimento, para saciar a fome. Tem gente que requer um pouquinho de atenção. Tem gente que requer um punhadinho de luz. Tem gente que requer um conselho. Tem gente que requer a doação do sangue que corre por tuas veias. Tem gente que requer um pedacinho do seu cabelo, porque acabou perdendo todos os fios. Tem gente que requer aquela roupa que está no armário há alguns anos e você nunca usou, porque não tem nada para vestir. Tem gente que requer um pouquinho de amor, por ter experimentado tão pouco. Mas você não percebe, porque você também precisa de tanta coisa né? Você não percebe porque seus olhos só lhe permitem ver o que te falta. Você não percebe porque ninguém nunca doou nada a você. Você não percebe porque não precisa. Mas quem precisa, espera por uma mão estendida... Porque o que te sobra, é o que falta para alguém! Porque se tens três camisas no armário e só usa uma delas, duas você rouba de quem não tem nenhuma. A doação tem efeito reverso, quando você a faz, é capaz de experimentar os benefícios. Quando você ignora os seus problemas e se empenha a resolver os do outro, as coisas começam a dar certo. Clarice me ensinou uma coisa muito rara hoje em dia e eu tomo a liberdade de compartilhar com você, é mais ou menos assim: “Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso e fui...” Há muita virtude em mesmo ferido, cuidar do ferimento do outro. Há muita virtude em servir. E é exatamente isso que venho propor: doa-te! Não espere receber, mas dê um pouquinho de si. E tenho que te alertar que isso requer muita coragem, pois vivemos num mundo de muito “venha a nós” e pouco “vosso reino”. É exatamente por isso que há mérito, em mundo onde todos querem receber, eu escolhi doar, eu escolhi servir.

Doa-te!

Mariany Mendes
Enviado por Mariany Mendes em 16/08/2016
Código do texto: T5730283
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.