A fase de Renovação da Águia

Há momentos em que precisamos analisar minunciosamente a nossa vida, refletir sobre os valores que nos sustentou até então. A fase mais crítica e complexa é quando sabemos que precisamos mudar radicalmente, destituir tudo que até então vivemos. Como um sopro de vida necessário, precisamos ser como a Águia.

A Águia é uma ave comparada a grandes qualidades como, força, garra, persistência, renovação. E assim como nós, passam por períodos de transformações intensas, profundas...

A juventude se esvai, e a medida que o tempo consome nossos dias, a Águia também já obteve o seu pleno voo um dia. Ao atingir a idade de 40 anos ela tem duas opções: espera a morte precocemente ou renova-se. Ao morrer desistiu-se! Deixou de perpetuar a sua existência! De que vale uma vida se não puder ser bem vivida? Cada segundo é mais uma oportunidade, a essência da vida nos toca, o que fazer com ela cabe a cada um escolher.

A Águia ao chegar a meia idade comparada a de um ser humano, o seu bico alongado e pontiagudo se curva, terá uma vida curta em função da dificuldade de se alimentar, para não morrer precisa desentranha-lo. Para isso, ela se recolhe em uma montanha bem alta e contra um paredão, esfrega-o contra o seu bico até arrancá-lo, em um processo doloroso e de muita coragem.

Há momentos na vida em que precisamos ser como a águia, é preciso dilacerar suas entranhas para que o renovo nos alcance. A vida nos leva a mudanças bruscas, necessárias para o nosso crescimento. Para mudar é preciso passar pela dor, pela solidão, pelo medo, pela angústia, pela falta de perspectiva...

Ainda não acabou o processo da Águia, ao renascer o seu bico, ela precisa arrancar suas unhas, já gastas e fracas, pelo uso excessivo da luta pela sobrevivência. Agora é fase de deixar-se sangrar até que não haja nenhuma gota mais de sangue, é a fase de esvaziar-se. É chegado o momento de buscar novas perspectivas ao esvaziar-se por inteiro!

Assim como a Águia precisamos arrancar de nós tudo o que nos faz mal, unha por unha, requer muita determinação. Somos fortes na dor! O sofrimento é necessário para que possamos mudar!

E como se não bastasse tamanho sofrimento da Águia é preciso deixar a unha crescer, fortalecer-se para arrancar as penas, pois já estão pesadas, calejadas pelo tempo. Assim como a águia precisamos trocar de pele para que uma nova criatura possa surgir...

Somos virados do avesso, desde o âmago do nosso ser a nossa imagem refletida, para que possamos ser renovados de fato. Essa é a parte mais dolorosa, nessa fase, ao retirar cada pena de nós, deixamos para trás o passado oprimido, ali ficará parte de nós. Não voltará mais! Momento em que precisamos seguir em frente com dor, sem olhar para trás...

O processo da Águia leva cerca de 5 meses para que então esteja Renascida. Nós talvez precisamos de mais tempo, depende de cada um. O importante é ter coragem para mudar, e passar pelas fases de transformação! É preciso passar pela dilaceração, pelo sangramento, pela troca de pele, para que então, estejamos prontos, Renascidos feito Águias.

"O renovo nos permite voar bem alto de encontro ao desconhecido cheio de possibilidades... A coragem é a grande aliada na dor!"

Como Águia em pleno voo,

Renascidos das cinzas, do nada...

Somos fortes na dor que nos dilacera!

Renovados na esperança de novas perspectivas...

Vencedores na plenitude do voo!

........................................................................................

"Texto adaptado e reflexivo a História da Águia."

Intensidade
Enviado por Intensidade em 18/08/2016
Reeditado em 19/08/2016
Código do texto: T5732397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.