Um desabafo sobre Olimpíadas e a crise

‘As Olimpíadas foram incríveis, mas não melhoraram o desemprego, a desigualdade, a fome, a corrupção. Foi um dinheiro gasto inútil, uma ilusão para o povo brasileiro.’

Ninguém disse que a Olimpíada iria salvar alguém, quem dirá então nosso país que está nessa situação problemática. Vejo que os jogos são exatamente sobre isso, não parar, mesmo com os problemas, mesmo com a crise. Ir lá e fazer o que podemos.

E sabe que se queremos uma solução, a Olimpíada patrocina uma delas: o esporte. Ele muda vidas e histórias, assim como a arte, a música, a dança. Na prática, não servem pra nada. Não são ações milionárias, nem políticos que rumam o país, nem os engenheiros que constroem os lindos prédios. E que bom que não serve pra nada! Estamos ficamos doentes por sermos práticos demais. A vida requer as entrelinhas, as coisas que se perde enquanto pisca, são elas que nos fazem ou não, felizes. E o esporte é esse belo movimento de tantas vidas, é esse esforço que emociona e comove gente de tão longe. De tão longe como eu. Nunca me ensinaram a gostar de Olimpíadas, mas eu vi uma vez e acabou: virei torcedora. Torço pelo meu país, por nossas conquistas, por melhores oportunidades para os nossos jovens e uma vida mais justa para os idosos. Passei a torcer por cada história e a dar valor nos nossos vencedores que voltam pra casa sem uma medalha no peito. Passei a reconhecer o esforço de quem está lá, o amor que os move e também a entender porque meu país não é uma potência olímpica, no entanto, não o culpo. Não espero que grandes resultados saiam de uma hora pra outra, que as soluções sejam entregues de mão beijada.

No esporte, na política, na vida: é tudo construção. É no dia a dia, é na cultura e nas intenções que movem o nosso povo. Por essas e outras, eu não esperava que os jogos olímpicos mudassem meu país, acabassem com a fome e com as filas, com a doença e com a injustiça. Eu esperava um belo espetáculo, para inspirar e impulsionar nossa vontade. Fomos expectadores nesses dias, mas na vida, os atletas somos nós e é nossa obrigação dar a vida um belo espetáculo de alegria. Somos nós que fazem a diferença.

LuanaPena
Enviado por LuanaPena em 21/08/2016
Código do texto: T5735806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.