Crer-sendo

Não demora uma semana, um mês ou um ano. Tornamo-nos quem somos no tempo total de nossas vidas. A cada piscada de olhos, mudamos. A cada mísero segundo, somos mais nós mesmos do que éramos minutos atrás. Projetar nossos próprios desejos e cumpri-los à risca é como colocar uma mira em quem queremos ser e nos atirar bem no centro da alma.

Há quem diga ser inútil gastarmos neurônios projetando no futuro atitudes e comportamentos que gostaríamos de ter. Ao meu ver, essas pessoas são tolas. Criar referências mentais é um método rápido e eficaz de controlar nossas mudanças de característica. Suponha ao seu cérebro que você é completamente desinibido. De fato, tente passar a perna no seu intelecto. Minta, se assim preferir. Faça-se extrovertido em seus pensamentos por uma, duas, três ou mil vezes. No final desse processo, enganado ou não, você se comportará com maior desinibição.

Controlar mudanças só é possível se ambos os pilares do processo estiverem sólidos: a crença e a ação. Diferentemente dos aspectos físicos, características mentais não podem ser adicionadas, suprimidas ou alteradas apenas com exercícios ou com a realização de práticas cirúrgicas. Só é possível interferir na mente se o indivíduo acreditar, de verdade, que mudanças são possíveis. Querer é parte essencial do processo.

Garantida a sensação de que dá pra mudar, partimos pra ação. Lembra daquela conversa perfeita entre você e a pessoa dos seus sonhos? Sabe aquela apresentação incrível que você imaginou? Mire e atire com frieza. Pode ser que você erre o alvo, mas da repetição vem a excelência.

No final, o importante é nos mantermos no gerúndio. Crendo. Sendo. Crer-sendo.