O mal existe

É triste ter que constatar isso, mas não há como negar: o mal existe. É incrível como às vezes não nos damos conta disso. O mal, nos espreita a todo instante, ronda como um lobo voraz, sempre faminto, sempre sedento. O ruim de tudo é que, por conta de um certo marasmo, uma falsa tranquilidade, ficamos como que anestesiados e nos descuidamos da vigília. Não é uma questão religiosa, não se trata de crença, apesar de que é pela religião que chegamos ao conhecimento da existência dessa 'guerra'. Sim, estamos no meio da luta do Bem contra o mal e o espólio dessa batalha é o que temos de maior valor, nossa alma imortal. Pronto, citei a alma e já parece um texto religioso, mas não é bem sobre isso que quero escrever. Só quero relembrar que, independentemente do que cremos, o ser humano é uma criatura especial e tem papel fundamental na realidade, por isso a disputa é tão importante. Bem ou mal, céu ou inferno e não há meio termo, não adianta dizer "não quero participar disso.", porque até a inércia pode ser usada contra nós.

Entretanto, o mais impressionante nisso tudo é conhecer pessoas que, além de não se importarem de serem manipuladas, é ver que elas acham mais fácil seguir pelo caminho do mal, cultivando em seus corações as sementes maléficas do lado negro.

Sim, tem pessoas que fazem questão de servirem ao mundo como ferramentas do mal. Ódio, inveja, maledicências, mentiras e falsidades, manipulações, enfim, tem pessoas que não sabem viver de outra forma que não seja a semeação da discórdia. Simplesmente não conseguem. Pessoalmente eu tenho o conhecimento empírico de uma dessas criaturas, infelizmente. É tão triste ver a que papel esse tipo de gente se presta. Desejando mal, tratando com falsidade, cortejando com ironias, fazendo outros sentirem-se apoiados e dando maus conselhos, humilhando-os na sua ausência, espalhando suas fraquezas. Não são felizes, isso é óbvio, os prazeres que lhes agradam não passam de atos momentâneos, nada duradouro. A história esta repleta de exemplos de pessoas que usaram do mal pra obter algum benefício, mas o fim é sempre cruel, sempre desolador.

Porém, graças a Deus, existem pessoas boas nesse mundo, são essas pessoas que valem a pena. Gente solidária, que se preocupa mais com o próximo do que consigo mesmo, gente que defende a ética e a moral, gente que não mede esforços em ajudar, gente que olha pro lado e vê a necessidade de quem precisa de ajuda.

A força dessas pessoas não estão em si, mas na graça que vem do alto. Enquanto que os lacaios do demônio são iludidos com um poder provisório, as vitórias que vem do alto são mais frutíferas, rendem mais e melhores gozos, onde muitos podem beber dessa fonte. É trabalhoso? Claro que é, mas, eu garanto, vale a pena, sempre valerá.

Cercar-se de amor, sempre será mais valoroso e terá mais graça do que de qualquer outra coisa.

M P Cândido
Enviado por M P Cândido em 27/08/2016
Código do texto: T5741573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.