A Matemática da solidão Cósmica

A Matemática da solidão Cósmica

Um homem armado intelectualmente com a matemática, flerta constantemente com o cosmos, por exemplo quando paramos para refletir sobre a recente descoberta a galáxia ‘’ EGS-zs8-1’’ que fica a 13,1 bilhões de anos-luz da Terra, considerada a mais distante galáxia já descoberta até o momento. Somos logo provocados a calcular as probabilidades e refletir sobre as diversas possibilidades.

Supondo que essa galáxia seja um pouco maior do que a via láctea e possua um diâmetro de 300 000 anos luz e sua espessura seja de 1.000 a 6.000. levando em conta que segundo estudos atuais a ‘’EGS-zs8-1’’ produz estrelas 80x mais rápido do que a nossa galáxia.

Calcularemos de forma teórica quantas estrelas aproximadamente essa galáxia teria se comparada com a nossa galáxia. Porem produzindo 80x mais rápido.

A nossa galáxia possui aproximadamente 400 bilhões de estrelas. Se produzisse 80x mais rápido ela teria 3.200.000.000.000 Trilhões de estrelas. Agora imaginem se apenas 100.000 mil dessas Trilhões de estrelas (Levando em conta que a vida seja extremamente rara), fossem saldáveis o suficiente para possuírem sistemas solares ‘’perfeitos’’, Mas apenas 32.000 delas tivessem um exoplaneta em sua orbita. e destes 32,000 exoplanetas apenas 10% deles ou seja 3.200 estrelas tivessem um exoplaneta no qual realmente surgiu a vida. porem apenas 2% desses planetas tiveram uma vida biológica capaz de suportar a evolução e a seleção natural, ou seja 64 planetas para 64 estrelas localizadas em ‘’sistemas solares’’ em pontos diferentes na galáxia. Porem esses planetas teriam que enfrentar cometas e desastres naturais que acabaram extinguindo 63 dos planetas e vidas que neles habitavam antes que pudessem atingir o estado de ‘’vida biológica inteligente’’.

Então apenas 1 planeta orbitando uma estrela no meio de 3.200.000.000.000 TRILHÕES de outras estrelas naquela mesma galáxia, que fica no meio de bilhões e bilhões de outras galáxias em meio a esse oceano cósmico. Surge a ‘’tão rara’’ vida inteligente a exatos 13,1 bilhões de anos-luz da Terra, bem.. a terra nem mesmo existia nesse tempo.

Tal civilização nasceu muito próxima ao Big Bang tendo vantagem absurda para estudar os mistérios do universo. Então essa pequena e humilde civilização evolui, cria um conjunto de regras, criam deuses, culturas, musica, e ocasionais guerras. Mas em um determinado momento percebem que com a ciência e a matemática podem entender o universo então começam estuda-lo. E gerações e mais gerações se passam, cientistas e filósofos pensadores de todos os tipos tentando compreender o cosmos.

Até que eles conseguem, e descobrem todo os segredos por trás do big bang. Mas um cometa gigantesco ofuscado por outros planetas deste mesmo sistema solar, acaba surpreendendo e se chocando com aquela sortuda e inteligente civilização. Levando o fim e a extinção da mesma.

Todo o conhecimento, toda a cultura, todo herói ou vilão, líder religioso ou politico, cientista ou filosofo, musico ou poeta que passou por aquele pequeno planeta naquela pequena galáxia. Agora desapareceu na imensidão do cosmos.

E então durante a expansão e evolução do universo muitas civilizações, muito provavelmente surgiram mas por questões matemáticas hoje já estão extintas. E a sua história completamente esquecida.

Até que em meio a evolução cósmica alguns bilhões de anos a frente, em um planetinha azul no meio de uma galáxia espiral conhecida como via láctea. A vida complexa surge novamente dando ‘’vida’’ e consciência a macacos, tais macacos criaram. Religiões, culturas, ciência, filosofia, musica. Laços amorosos

E o tempo inteiro tais macacos olham para a imensidão cósmica e se perguntam ‘’será que estamos sozinhos ?’’. então centenas de milhares de anos se passa e tais macacos adquirem um grande conhecimento, que acaba sendo completamente perdido após alguma guerra boba dentre eles. Que acaba causando a extinção da mesma. Fazendo com que esses macacos também fiquem completamente esquecidos na imensidão cósmica

E então alguma civilização ira surgir ainda mais distante do big bang graças a expansão do mesmo, e quando apontarem seu telescópio para o cosmos irão perceber que todas as estrelas já estão apagadas. E nem mesmo perceberão algum sinal do big bang ou de alguma outra civilização.

Ou de que algum dia a bilhões e bilhões de anos atrás existiu um grupo de macacos que algum dia olhou para o céu e se perguntou ‘’

será que estamos sozinhos ?’’. tal pergunta feita por diversas outras civilizações que agora nada mais são do que átomos que percorrem o vasto cosmos.

E por questões matemáticas sempre teremos a ilusão de que estamos sozinhos...

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 08/09/2016
Reeditado em 10/09/2016
Código do texto: T5754999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.