Como afastar as pessoas

Se você não quer que se afastem de você, tome cuidado com isto:

1.Fazer piadas em momentos impróprios: Não há nada mais desagradável do que uma pessoa que faz brincadeiras em horas inconvenientes. Esse tipo de atitude já causou lágrimas, brigas e rompeu relacionamentos. Quem quer ficar perto de uma pessoa dessas, que mostra total falta de tato, de respeito e de sensibilidade?

2.Comentar assuntos desagradáveis à hora das refeições: A hora das refeições deve ser uma hora para se estar em paz e aproveitar a companhia das pessoas, não para se discutir algo que pode ser debatido em outra hora. Insistir nisso só faz os outros desejarem estar bem longe da gente.

3. Falar mal de quem está perto com se esse alguém fosse surdo ou estúpido: Falar mal de uma pessoa que está próxima como se ela estivesse ausente ou não pudesse lhe entender só prova que você não considera os sentimentos daquela pessoa ou a acha tão limitada que acredita que ela não vai entender sua falta de respeito para com ela. Depois, não estranhe se ela no mínimo não quiser falar com você.

4.Usar sempre de ironia ou humor negro: A ironia não deve ser sempre usada ou se tornará imprópria, ferindo os sentimentos dos outros. Humor negro, só de vez em quando ou no cinema. Não adote sempre o humor negro e a ironia para falar com as demais pessoas, porque elas vão se cansar de suas brincadeiras maldosas.

5.Implicar com alguém: No trabalho, isso é assédio moral e, em outros lugares, pode ser chamado de perseguição mesmo. Há gente que implica com os outros pelos motivos mais insignificantes, a ponto destes se sentirem sufocados. Quem aguenta uma pessoa pegando no pé, criticando, fazendo piadas chatas e tornando sua vida insuportável?

6.Zombar dos defeitos físicos alheios: Rir de alguém por causa de uma característica física, colocando-lhe apelidos ou humilhando é algo que só pode ser qualificado como grosseiro e insensível. Ao fazer isso, você fere e mostra que não tem respeito pelos demais.

7.Fazer críticas negativas: Embora não seja novidade que a crítica negativa é altamente destrutiva, vale ressaltar que, se você gosta de fazer críticas negativas, está pedindo para ninguém querer sua companhia. Você deveria lembrar que a crítica negativa não levará alguém a se corrigir ou se esforçar para melhorar seu desempenho em algo, mas talvez a se acreditar incapaz (se essa pessoa tiver uma autoestima muito enfraquecida) ou a desenvolver sentimentos de revolta em relação a você. A crítica negativa é uma flecha que atinge a autoimagem de alguém e nunca deveria ser dita, principalmente por pessoas próximas. Ela atinge a pessoa, não o seu erro ou a característica que deve ser trabalhada. Um pai ou mãe que diz ao filho que tirou nota baixa que ele é "burro" não está dizendo ao filho para estudar mais naquela matéria, mas dando o veredicto de que ele é incapaz, inútil. Pode até ser que o filho estude mais para provar que não é burro, no entanto, é quase certo que ele acabará se distanciando do pai ou da mãe por não ver nele ou nela alguém em quem possa encontrar apoio.

8.Exigir demais: Ninguém é uma máquina nem está neste mundo para corresponder às suas expectativas. Ou você entende isso ou então não estranhe que não queiram você por perto. Se nem você pode alcançar a perfeição, não exija isso dos outros.

9.Gabar-se o tempo todo: Falar o tempo todo de suas qualidades, como se você não tivesse nenhum defeito, exaltando o que faz de bom, equivale a botar na sua testa o rótulo "INSUPORTÁVEL".

10.Xingar continuamente: Conviver é difícil e pode ser chamado de arte, porque exige que exercitemos o respeito e a compreensão. Entretanto, nós podemos cometer erros de vez em quando, como o de xingar. Até aí, isso não é tão grave. O problema é que existe quem xingue os outros continuamente. Acontece que xingar é um ato muito desrespeitoso, e quem o faz com frequência demonstra ser alguém que não se importa em não magoar as pessoas com quem convive. Portanto, podemos dizer que os adeptos do xingamento acabam repelindo qualquer chance de companhia. Quem tem obrigação de aguentar ser xingado?

Essas e muitas outras atitudes tornam a sua companhia indesejável. Tome cuidado para não se tornar a pessoa cuja companhia os outros desejam evitar. Então, avalie para ver como reagem às suas atitudes em vez de viver se lamentando que ninguém quer falar com você.