O Solitário e irrelevante pálido ponto azul em meio a um Assombroso Oceano Cósmico

O Cosmos é algo lindo de se observar e estudar, a sua grandeza e complexidade nos encanta desde o inicio da civilização humana, hoje em dia a ciência já desvendou boa parte dos mistérios do universo, mas muitas perguntas ainda permanecem sem respostas.

Perguntas como ‘’O Que veio antes do big bang ?’’, ‘’Existe mesmo um deus ?’’.

Permeiam mentes brilhantes como as de filósofos e cientistas por todo o mundo, como por exemplo o maior e mais respeitado físico da atualidade dono de um dos maiores best sellers de física da historia ‘’ the physics of star trek’’, e também autor do maior e mais importante artigo cientifico, e teoria cientifica ‘’ A Universe Universe from Nothing’’ que gerou um livro de mesmo nome. O Físico Lawrence Krauss que também é um dos responsáveis pelo estudo e a descoberta da Matéria Escura.

A teoria de Lawrence Krauss sobre o universo ter de fato ‘’partido do nada’’, é extremamente bem aceita na comunidade cientifica devida a grandes evidencias. E eu gostaria de aborda-la aqui

‘’Mas o que seria o nada ?’’

O nada dentro da física quântica é completamente diferente do que o ‘’nada’’ para pessoas leigas. Geralmente um leigo acredita que o nada é literalmente nada como por exemplo. ‘’ uma caixa vazia que não tem nada dentro’’. pessoas leigas sobre o conhecimento cientifico costumam crer que o nada, é literalmente a ausência de matéria. E acabam tendo a tola ideia de que tudo que existe é necessário um criador.

(Embora essa falácia criacionista tenha sido refutada e enterrada por Darwin em 1859 com a Origem das Espécies, e depois em 1986 por Richard Dawkins com o Relojoeiro Cego. Ambos mostraram em seus livros que coisas complexas não precisam necessariamente de um criador).

Enfim voltemos a explicação sobre o ‘’nada’’ quântico. A velha ideia de que nada pode envolver espaço vazio, desprovido de massa ou energia, ou qualquer coisa material, por exemplo, foi agora substituída por uma borbulhante fermentação de ebulição de partículas entrando e saindo da existência em um tempo tão curto.

Ficou ainda mais complicado ?. bom vamos por partes a uma explicação no melhor estilo Carl Sagan. ‘’transformar algo complexo em algo simples para leigos’’

‘’Como pode partículas entrarem e saírem da existência ? como podem elas surgirem do nada ?’’

Na física quântica chamamos essas partículas de partículas virtuais, A melhor maneira de abordar este conceito, creio eu, é esquecer que você já viu a palavra "partícula" . Uma partícula virtual não é uma partícula de todo modo. Ele refere-se precisamente a uma perturbação em um campo que NÃO é uma partícula. Uma partícula é uma boa ondulação, regular em um campo, que pode viajar sem problemas e sem esforço através do espaço, como como uma Tardis por exemplo. Já uma "partícula virtual", geralmente, é uma perturbação num campo que não será encontrada em si próprio, mas em vez disso é algo que é causada pela presença de outras partículas, muitas vezes de outros campos.

Por exemplo, um elétron é uma partícula ‘’real’’, uma ondulação no campo de elétrons; você pode ‘’segurar um na sua mão’’, por assim dizer; você pode fazer um feixe de luz ou um kame-hame-ha e enviá-los através de uma sala ou dentro de um aparelho de televisão do século 20, já no vácuo os fótons estão sempre em movimento (como toda partícula real). Já a partícula virtual diferente do elétron ela não esta por ai o tempo inteiro

‘’então como sabemos que ela existe ou pode surgir do nada ?’’

Diversos testes foram feitos em laboratórios muitos deles utilizando o acelerador de partículas, e em condições ideais partículas simplesmente SURGEM na nossa existência e ao mesmo tempo desaparecem, para simplificarmos mais ainda. Se calcularmos toda a energia do universo ela é igual a 0%, em laboratórios a energia total de 0% pode muito bem ‘’gerar’ partículas virtuais sem a ajuda de ninguém. Ou literalmente surgirem do nada. Então voltemos no tempo e retiremos toda a matéria, toda partícula, simplesmente apaguem o cosmos e a existência de suas mentes. A energia total continuara sendo ZERO%. Porem se calcularmos a energia do Universo como o conhecemos com todas as coisas que existem nele, a energia total do universo continua sendo igual a ZERO%.

Então não importa se com toda a existência ou sem absolutamente nada, a energia total do universo sempre será 0%. Nas duas situações se apresenta condições ideias para ‘’partículas virtuais’’ surgirem do ''nada''

Então se nos basearmos nas condições primárias ao big bang ou ‘’''antes’''’ do mesmo. A energia será 0%, e nessas condições partículas virtuais podem entrar e sair da existência o suficiente para gerar o big bang. E do big bang tudo que conhecemos hoje, ou seja TODO O UNIVERSO pode sim ter vindo do nada.

E existem centenas de EVIDENCIAS CIENTIFICAS de que isso é totalmente possível, mentes brilhantes como ‘’ Stephen Hawking’’, ‘’Michio Kaku’ ‘ e ‘’Lawrence Krauss’’. Podem afirmar tal teoria.

Bom muitas vezes a Física e a Física quântica se mostraram verídicas, um bom exemplo atual seria a descoberta de ondas gravitacionais.

Agora filosofem comigo sobre a possibilidade da Física estar correta novamente, e imaginem que de fato, não existe nenhum deus, e que o universo simplesmente surgiu do ‘’nada’’, filosofem sobre a ideia do universo esse tempo inteiro de aproximadamente 13,73 bilhões de anos estiver ‘’trabalhando’’ por conta própria, como uma maquina autônoma que se ‘’criou’’ sozinha. Imaginem o quão assombroso não é o cosmos ?. agora imaginem só se de fato estamos sozinhos no universo, e que não existe e nem nunca existiu vida lá fora. Então podemos concluir que o cosmos ficou a aproximadamente 9,19 bilhões de anos, sem nenhum ser biológico inteligente capaz de se questionar sobre a vida o universo e tudo mais. Então durante 9,19 bilhões de anos o cosmos era simplesmente composto por estrelas, planetas, supernovas, satélites naturais, partículas e etc. e a vida era algo completamente inútil e desnecessária para o mesmo.

Até que 4,54 bilhões de anos depois surge um pequeno ponto azul no meio dessa imensidão cósmica, e nele surge algo até então ‘’único’’ no universo. A vida, então ela evolui, e é extinta, sobrevive a catástrofes, se adapta, Evolui, e após muita dificuldade, surge um bando de macacos. Os únicos seres de toda a existência capazes de pensar, e estudar essa ‘’maquina autônoma’’. Utilizando de ferramentas que eles mesmo criaram, A Física, A Matemática, A ciência, e a Filosofia para questionarem a própria existência.

Esses macacos solitários e abandonados no meio de um oceano cósmico hostil, utilizando de suas precárias ‘’ferramentas cientificas’’ e intelecto único. São talvez a única chance em 13,73 bilhões de anos em desvendar os mistérios desta assombrosa ‘’maquina autônoma’’ conhecida vulgarmente pelos macacos como ‘’COSMOS’’.

Para aqueles que se interessaram pela física quântica mas não entendem muito sobre o assunto e QUEREM APRENDER, não se preocupem todo mundo já foi leigo um dia, até mesmo Hawking e Lawrence Krauss em algum momento de suas vidas, não sabiam o que era uma partícula. O importante é nunca se esquecer que nunca é tarde para buscar conhecimento e se tornar uma pessoa batuta.

Então recomendarei 2 ótimos livros para quem quer conhecer Física Quântica, Partículas, e o ‘’Nada’’ quântico. De forma divertida e nada complexa.

‘’ Alice no País do Quantum. e, O Magico dos Quarks do magnifico Gilmore Robert Zahar.’’

E para finalizar o texto eu deixo vocês com a pergunta ‘’O Quão assombroso não pode ser o universo ?’’

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 14/09/2016
Código do texto: T5760800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.