De onde vem a moral dos ATEUS ?

Um dos maiores ‘’argumentos’’ cristãos contra o ateísmo e a ciência, é de que seria impossível, um homem desprovido da ‘’virtude da fé’’ possuir moral, pois segundo eles a bíblia não apenas seria um livro magico com respostas ‘’fatídicas’’ em relação a vida o universo e tudo mais, mas também um guia moral para as ditas ‘’pessoas de bem’’. Contudo alguém que não siga tal livro magico seria alguém ruim, sem moral, e que não merece respeito.

Afinal então de onde vem a moral dos ateus ?

A moral de um ateu é muito mais complexa do que se imagina, por isso é completamente impossível defini-la como um padrão, pois diferente dos criacionistas nós ateus. Não seguimos o mesmo livro magico, muito menos um ditador celestial em comum. E somos encarregados de nossa própria atitude tendo total responsabilidade de nossos atos. então por isso fica difícil definir a moral ateísta em simplesmente um livro ou meias palavras, muitos dos ateus seguem simplesmente a própria consciência e assim guiam-se a si mesmo durante toda a sua vida, tomando decisões das quais julgam serem certas ou erradas, sendo assim o seu próprio mestre, então justamente pelo fato de não terem nenhum amigo imaginário ou livro magico dizendo o que devem ou não fazer, ateus tem uma noção muito mais refinada sobre a sociedade sendo então livres de preconceito, e coisas do gênero, mantendo uma posição firme em combater a homofobia ou racismo. Por outro lado existem outros ateus que ‘’tiram’’ sua moralidade da filosofia tendo um posicionamento e uma visão sobre o bem e o mal muito mais complexa do que o comum, todavia também existem ateus que ‘’tiram’’ sua moral de sua ideologia e/ou religião não teista, exemplos como o budismo, satanismo lavey, etc. tendo também ateus que ‘’tiram’’ sua moralidade da própria ciência, alguns exemplos seriam Sam Harris, Richard Dawkins, Neil DeGrasse Tyson dentre outros.

A moral ateísta é dona de uma abrangência magnânima e eu poderia passar horas e horas citando exemplos e ainda assim não seria o suficiente pra descreve-la totalmente. Pois o ateísmo é muito complexo e sua visão moral sobre o mundo depende muito da pessoa em si. E de sua ideologia ou filosofia de vida. indo muito além de um livro sádico, infantil, e fictício como a bíblia, ou qualquer outro livro ‘’sagrado’’.

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 17/09/2016
Código do texto: T5763879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.