‘’Se viemos do macaco por que ainda existem macacos ?’’

Para responder essa pergunta precisamos mostrar as evidencias da evolução Darwiniana e como ela funciona. Vamos por partes

Como a evolução funciona e o que é evolução :

A teoria da evolução pela seleção natural, formulada pela primeira vez no livro de Darwin "A Origem das Espécies" (que aliás foi meu primeiro livro de ciência), é o processo pelo qual os organismos mudam ao longo de bilhões/milhões de anos como resultado de mudanças nas características físicas ou comportamentais hereditárias. E Alterações que permitem que um organismo para se adaptar melhor ao seu ambiente irá ajudá-lo a sobreviver e ter mais filhos. Assim dando continuidade a sua espécie.

Uma mutação, de acordo com o seu significado, pode mudar o DNA de uma maneira que afeta o organismo e de seus descendentes, em qualquer ponto no tempo. Se uma mutação é prejudicial, pouco provável que se propague de geração em geração. Porem uma mutação benéfica, é suscetível de ser transmitida. Através da reprodução, a mutação benéfica se espalhará. Já mutações prejudiciais são eliminadas. Esta é a base genética da seleção natural.

Várias mutações durante longos períodos de tempo resultam em novas espécies. Ao longo de milhões de anos, a edição constante de evolução e seleção natural irá resultar em novas espécies completamente diferente. Imaginem - Um simples conjunto de moléculas auto replicantes formados por uma organização aleatória de produtos químicos, deu à luz a incrível diversidade que vemos hoje na Terra.

Um exemplo hipotético para que fique mais claro:

Vamos imaginar uma espécie ela possui 3 patinhas, e seu corpo é triangular, cada pata em uma extremidade. Ela apenas consegue sobreviver na terra, e se alimenta de plantas. Vamos chamar nossa espécie hipotética de ‘’poke’’. Ao passar dos anos essa espécie se deparou com predadores que se alimentavam da mesma, então para sobreviver ela percebeu que tinha que se adaptar ao ambiente, então os ‘’poke’’ tentaram sobreviver subindo em arvores, porem apenas parte deles conseguiu subir em uma, e se reproduzir lá encima. Com o passar dos milhões de anos tentando subir em arvores, conseguindo/falhando alguns dos pokes desenvolveram uma mutação genética que li permitiam grudar suas patinhas nos tronco das arvores. Tal mutação foi passada por gerações. Então acabou surgindo os ‘’pokes Y’’.

Contudo os ‘’pokes’’ que não puderam se adaptar, tiveram parte deles extintas, porem outra parte percebeu que seu predador não os atacava próximo a troncos de arvore, e coisas do tipo. Então desenvolveram uma mutação capaz de se camuflarem perto de seu predador. Passando assim essa mutação através das próximas gerações. Sendo conhecido esses como ‘’pokes X’’

Como se é natural ao passar dos MILHÕES de anos os ‘’pokes’’ originais foram extintos só existindo agora, ‘’Poke X’’ e ‘’Poke Y’’, durante os anos a espécie ‘’poke’’ modificou -se e adaptou-se, diversas e diversas vezes conforme o ambiente. Através da seleção natural, criando assim uma arvore genealógica, gigantesca de tipologias de ‘’poke’’. Embora o ‘’poke’’ original tenha sido extinto a milhões de anos atrás.

‘’Então eu entendi a evolução só não entendo por que ainda existem macacos ?’’

Assim como os ‘’pokes’’ que foram extintos com o tempo e substituídos por novas espécies, o ancestral em comum do ser humano também foi extinto, e não, nós não evoluímos do ‘’macaco’’. Tanto os seres humanos quanto os macacos evoluíram de um ancestral em comum já extinto. Para explicar isso Vamos olhar para tudo isso dentro do contexto da história evolutiva dos primatas. Em primeiro lugar, alguns termos chave. ‘’Macacos e símios’’ em conjunto os chamados primatas ‘’superiores "- constituem Anthropoidea, ou (macacos do antigo mundo) e Platyrrhini ou (macacos do novo mundo), colocando assim os macacos do Velho Mundo (que vivem na África, Ásia e Gibraltar), e os macacos do Novo Mundo (que vivem na América Central e do Sul).

Os macacos da linhagem ‘’novo mundo’’ se separou do resto da linhagem símia cerca de 40 milhões de anos atrás. Alguns membros desta nova linhagem acabou por cruzar o Atlântico e evoluiu para os macacos do Novo Mundo (o resto permaneceu no Velho Mundo e tornou-se extinta).

Então se cada macaco seguiu uma linha diferente a arvore genealógica, e dessa linha gerou outra, e outra através da seleção natural os mais antigos por consequência se tornaram extintos. Através da seleção natural e evolução acabamos chegando na espécie humana, uma espécie de macacos desta gigantesca arvore genealógica.

Então o fato de ‘’ainda existirem macacos’’, não significa que não poderiam existir humanos, apenas que evoluímos de um ancestral em comum já extinto.

‘’Eu entendi tudo isso parece legal, mas eu gostaria de saber se existem de fato evidencias da evolução ?’’

A Evolução é uma das teorias melhor fundamentadas na história da ciência, apoiadas por evidências de uma grande variedade de disciplinas científicas, incluindo paleontologia, geologia, genética e biologia do desenvolvimento. E você literalmente pode PEGAR NA MÃO algumas evidencias. Aqui vai alguns exemplos de evidencias da evolução :

‘’Organismos Antigos’’ - Darwin encontrou muitos tipos de restos de organismos antigos. Além de camadas de fósseis, viu fósseis , ossos, insetos em âmbar (endurecido em seiva da árvore)

‘’Fósseis’’ - Uma vez que Darwin notou em suas viagens, e que as pessoas continuam a notar, hoje, é que os fósseis nas camadas inferiores são muito diferentes dos organismos vivos hoje em dia,as plantas e animais fossilizados tornar-se mais e mais familiares até que eles são muito parecidos com os organismos que estão ao redor agora. Os organismos também tendem a se tornar cada vez mais complexo. A partir disso, Darwin concluiu que os organismos não têm permanecido o mesmo desde o início da Terra, e que eles mudaram muito, tornando-se gradualmente mais e mais complexos. Ele também percebeu que à medida que surgem novas espécies, outras são extintas. (fósseis podem ser encontrados em faculdades ou em algum museu de ciência e você literalmente pode pegar tais evidencias na mão)

‘’Grande semelhança nos embriões’’ - O estudo de um tipo de evidência da evolução é chamado embriologia, o estudo de embriões. Um embrião é um animal em gestação, ou um feto humano, em suas primeiras fases. Embriões de muitos tipos diferentes de animais: mamíferos, aves, répteis, peixes, etc. são muito semelhantes e muitas vezes é difícil distingui-los. Muitos traços de um tipo de animal aparecem no embrião de outro tipo de animal. Por exemplo, embriões de peixe e embriões humanos ambos têm fendas branquiais. Nos peixes que eles desenvolvem em brânquias, mas em seres humanos eles desaparecem antes do nascimento.

Isso mostra que os animais são semelhantes e que elas se desenvolvem da mesma forma, o que implica que eles estão relacionado

‘’Genética – DNA ‘’ - Nossos genes oferecem evidência de quão perto estamos ligados uns aos outros - e da conexão de nossa espécie com todos os outros organismos.

A evolução é linda, quando compreendida. E muito mais interessante do que um homem barbudo no céu com uma varinha magica. A ‘’magia’’ da realidade vista através da evolução Darwiniana pode ser romântica e bela. E sim meus amigos no fundo somos todos macacos.

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 17/09/2016
Código do texto: T5764019
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.