O Limpador de Piscina

Imagine uma piscina. Imagine que esta piscina esteja há 30 anos sem que tenha recebido uma limpeza. Ao redor desta existem árvores por onde incontáveis pássaros a sobrevoaram neste período, deixando cair comida, galhos, fezes, larvas. Os ventos trouxeram poeira, folhas secas, detritos diversos. Insetos de inúmeras espécies ao caírem na piscina morreram. Nesta água muitos seres também surgiram, muitas larvas proliferaram e onde a vida de uns desfaleceram a de outros alvoreceram.

Não é possível enxergar o fundo da piscina, pois, na superfície há muita sujeira acumulada. Essa piscina era de uma água cristalina, pura e bela. Hoje é uma sopa de matéria orgânica decomposta.

É dada a incumbência a um limpador de piscina para torna-la pura, bela e cristalina novamente. Ao deparar-se pela primeira vez com a piscina a constatação é eloquente; é impossível limpá-la e logo o desânimo lhe bateu à porta.

Passaram-se meses enquanto o limpador pensava se realmente valeria a pena o esforço. Após 90 dias decide que custe o tempo que custar, limpará a piscina!

Utilizando-se de uma roupa especial começa retirando uma capa grossa de material menos denso que cobria a água. Com uma rede grossa retira os detritos maiores. Passam-se dias retirando camadas e mais camadas de sujeira. Após um período a qualidade aquosa da piscina começa ficar um pouco evidente.

A água ainda é escura, há muitos detritos, insetos, folhas e o fundo ainda é uma camada grossa de sedimentos. Com uma pá improvisada com furos, começa a remover os sedimentos. A cada movimento a água parece se tornar ainda mais suja, devido à dispersão causada da sujeira que anteriormente se encontrava mais adensada.

Foram dias e mais dias de trabalho para retirar o acúmulo de sujeira do fundo da piscina, até que o piso começasse a surgir de forma nebulosa. Após a retirada da camada grosseira de sujeira do fundo e os detritos maiores a piscina agora se encontrava um pouco mais leve, porém ainda muito suja.

Encerrada a primeira etapa, dá-se início à segunda. Com uma raquete de tela fina começa o trabalho de limpeza dos detritos mais finos. No entanto, uma ventania toma conta do local, trazendo mais detritos. Todos os dias caem mais insetos no espelho d´água, os pássaros continuam sobrevoando a área da piscina e deixando pedaços de materiais para a construção de seus ninhos caírem, comidas, fezes...

O trabalho continua com a raquete. Dia após dia vai retirando folhas secas, pedaços de galhos, insetos...

Com um aspirador improvisado varre o fundo da piscina e com esse movimento mais sujeira emerge à superfície. Desde o início do trabalho têm-se acumulados inúmeros dias de limpeza e ainda a piscina não está em condições de ser usada.

A etapa da raquete fina prolonga-se por um tempo maior, uma vez que a retirada da sujeira mais fina demanda um movimento mais cauteloso e apurado. Com partículas cada vez menores de sujeira a limpeza começa a se tornar cada vez mais sutil. O olhar atento a cada detrito minúsculo passa a ser o foco da atenção do limpador da piscina. A água nessa etapa está ficando mais transparente. É possível enxergar o fundo da piscina, mas ainda há muito trabalho a ser feito até que seja alcançado o objetivo.

Todos os dias há vento, pássaros, insetos.

Todos os dias a etapa da raquete segue cada vez mais sutil. Há locais em que a água já está cristalina. Há ainda folhas no fundo. O limpador consegue já mergulhar e procurar detritos mais escondidos no fundo. Passam-se dias e mais dias nesse trabalho minucioso.

Mais insetos, pássaros e vento.

Certo dia o limpador vê de longe a água cristalina e serena. Com roupa de banho e raquete em punho caminha em direção à piscina para retomada do trabalho.

Folhas, insetos, pássaros, vento...

Nesse dia ele retira todos os detritos depositados pelas externalidades e mergulha. No fundo olha ao redor e vê toda a piscina cristalina, ondulante, cheia de energia. É tomado de uma alegria indescritível, um sentimento de realização profundo. Permanece submerso e pensando que aquela água cristalina é resultado de um esforço descomunal. Emerge e vê as árvores, pássaros, insetos refletidos no espelho d´água. Descobre que para manter a piscina cristalina terá que executar a limpeza todos os dias. O dia que não o fizer, estarão lá os pássaros, insetos, poeiras e ventos de forma incessante...

Agora imagine que essa piscina é a sua mente, a raquete a meditação e o limpador a sua consciência...