A Necessidade em acreditar

Quando se fala em necessidade em acreditar logo somos levados a lembrar de algum crente bitolado, que acha que a evolução é ‘’apena uma teoria’’. E que a NASA mente escondendo ‘’provas cabais’’ da visitação de reptilianos em nosso planeta. Ou até mesmo que a ‘indústria farmacêutica’’ possui a cura do câncer, mas prefere esconde-la afinal é tudo uma grande conspiração contra a humanidade.

Infelizmente a necessidade em acreditar, esta presente em nossa sociedade como um vírus que pode contaminar qualquer um, até mesmo aquele dito ateu ‘’pseudo intelectual’’, mas que acredita em espíritos, e tem medo dos illuminati.

‘’Afinal por que isso acontece ?’’

Isso pode ser facilmente explicado pela Neurociência, utilizando da tecnologia para Scan Cerebral fMRI, SPECT, PET. Foi possível detectar que quando uma pessoa esta rezando, ou ‘’em contato com deus’’ algumas partes especificas do cérebro acendem. da mesma forma que essas mesmas áreas acendem, quando pacientes com problemas com o alcoolismo, ou vicio em drogas são testados. Tal área foi conhecida como ‘’ponto de deus’’ ou ‘’área da necessidade’’

Que explica que a crença assim como alcoolismo dentre outros vícios, funcionam como uma muleta psicológica, que ajuda o individuo a definir um rumo a sua vida, mesmo que este rumo seja apenas uma ilusão, e um tanto quanto prejudicial

‘’Bom isso explicaria a crença dos crentes, mas então por que muitos ateus acreditam em teorias da conspiração, fantasmas e afins ? ‘’

Teorias da conspiração muitas vezes surgem em tempos de incerteza e medo: após ataques terroristas, crises financeiras, as mortes de alto perfil e desastres naturais. Pesquisas anteriores sugerem que se as pessoas sentem que não têm controle sobre uma situação, elas vão tentar criar o seu próprio sentido e descobrir o que aconteceu. "A tomada do sentido próprio que leva o individuo a conectar pontos que não estão necessariamente ligados em realidade". Assim criando uma teoria própria ou ‘’teoria da conspiração’’. Geralmente quando alguém cria uma dessas teorias enfadonhas, ela é postada na internet, e em questão de segundos atinge centenas de milhares de outros indivíduos, que acabam sendo atraídos pela mesma. Com a sensação de ‘’controle’’ da situação.

O Dr Jan-Willem van Prooijen autor do livro ''Power Policits and Paranoia'', fez um experimento a fim de entender a mente por trás de teóricos da conspiração ditos ‘’ateus’’, e todos eles tinham em comum a sensação de conforto por até que enfim ‘’terem descoberto’’ o plano maléfico do governo, e das ‘’industrias farmacêuticas’’ para controlar o mundo. E quando questionados todos utilizavam argumentos idênticos que pareciam ter saído de um blog aleatório da internet. A sensação de conforto superava a razão e o pensamento critico.

Já o psicólogo, pesquisador e cientista Jesse Bering, afirma em seu livro ‘’ The Belief Instinct: The Psychology of Souls, Destiny, and the Meaning of Life ‘’, que a crença não é algo restrito a ‘’criacionistas’’ ou ‘’crentes’’, ela é também muito presente em ateus, mas não qualquer ateu. Segundo Jesse e seus estudos, muitos ateus que sofreram algum tipo de trauma na infância, como por exemplo bullying, ou tenha algum distúrbio psicológico. Tendem a possuir alguma crença seja em fantasmas ou ‘’plano espiritual’’ ou superstições etc. Mesmo que esses ditos ateus, sejam completamente racionais e possuam conhecimento cientifico suficiente para não crerem em deuses.

Isso ocorre devido a seu passado ou presente um tanto quanto traumatizante. Tendem a possuir uma carência psicológica muito maior do que uma pessoa ‘’comum’’, e acabam se apegando em algum tipo de crença, seja ela em espíritos, ou alguma outra coisa que os conforte.

Segundo a Neurociência, e a Psicológica, os únicos livres de qualquer crença ou muleta psicológica. São aqueles que possuem uma mentalidade estável e um psicológico tranquilo e sem traumas. E isso seria uma grande minoria. Levando em consideração que praticamente todos os seres humanos, possuem alguma ‘’fraqueza mental’’ ou muleta psicológica

Então se você faz parte da minoria realmente intelectual e de um psicológico livre de muletas, você pode comemorar. Pois nenhuma crença ou teoria da conspiração bizarra vai te afetar. ‘’Pride to be minority’’

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 21/09/2016
Código do texto: T5767842
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.