E se ‘’deus’’ existir ?

Apesar de ateu, cético e cientificista, a hipótese da existência de um deus, sempre me intrigou, desde os meus 10 anos de idade, no momento em que me perguntei pela primeira vez se de fato existia um deus, enquanto lia a origem das espécies de Darwin. Desde o momento em questão eu me pego refletindo sobre a existência do mesmo, embora seja cientificamente improvável que o mesmo exista, a possibilidade da existência do mesmo é fascinante, e um tanto quanto assustadora.

Sempre fico imaginando se algum dia, descobrimos através da ciência que de fato existe um deus por trás da criação do universo, mas não um deus como retratado na visão das religiões, como por exemplo na mitologia cristã, hinduísta, islâmica, dentre outras. Pois essa é uma visão muito simplória e infantil, e um tanto quanto desinteressante para uma reflexão filosófica mais profunda. Contudo a ideia de deus como vista pela ciência é de veras fascinante

Imaginem um deus tão complexo quanto o próprio universo, e que seja responsável pela criação do mesmo, ele teria que ser feito de um material, ainda mais complexo dos que os matérias que compõe a tabela periódica, e sua existência teria que transcender a nossa própria noção de realidade. Quebrando até mesmo as ditas leis da física.

A Descoberta da existência desse suposto deus, abalaria as estruturas da nossa sociedade, das religiões e até mesmo da ciência. primeiro começando pelas religiões, muitas delas entrariam em colapso e seriam extintas, por outro lado novas religiões seriam formadas.

Já a ciência teria um novo campo de estudos, tão interessante e complexo quanto o próprio universo, afinal a existência de um deus não anularia a importância e nem a necessidade da ciência. pois com a existência de um deus novas perguntas iriam surgir.

Perguntas como ‘’Existem outros deuses além desse deus ?’’, ‘’De onde surgiu esse deus ?’’, ‘’O que ele fazia antes de criar o universo ?, e por que criou ?’’, ‘’Do que deus é feito ?de matéria ?, de anti matéria ?, de algum tipo de material desconhecido pelo homem ?’’,’’O que deus faz durante sua vida ?’’, ‘’Deus é de fato onipresente, onipotente, e onisciente ?’’, ‘’qual o nível de importância da existência de deus em nossas vidas ?, deus se importa com nossas vidas ?’’.

De todas essas possibilidades e perguntas, imaginem se deus de fato, em uma situação hipotética do qual o mesmo exista. E tenha uma influencia sobre nossas vidas, o quão assustador e decepcionante não seria a vida ?. imaginar que todas as decisões que tomamos foi controlada por um ser celestial, que vive lá no ‘’cu’’ do universo. Embora a ideia de ter a vida controlada por um ditador celestial agrade muitas pessoas, como os cristãos por exemplo. Essa ideia é completamente assustadora para um ser pensante. Não ter controle sobre a própria vida é semelhante a não viver.

Mas partindo para um contexto mais ‘’Sci-Fi’’, dentre as diversas possibilidades de um deus, e se ele não fosse apenas ‘’um’’ ? , e fizesse parte de uma civilização de diversos outros deuses, tivessem uma cultura, uma politica, e até mesmo religiões por que não ?, tais seres avançaram tanto em seu conhecimento cientifico, que descobriram que a melhor forma de descobrir a origem de seu universo, seria criar uma copia do mesmo e observar sua evolução. Então tudo que conhecemos, nossas vidas, nosso universo. Não passaria de uma simples experiência cientifica, de seres infinitamente mais avançados do que nós, tão avançados que seria impossível para nossa vã inteligência compreender sua tamanha grandeza.

Outra possibilidade ainda dentro de um contexto ‘’Sci-Fi’’ deus poderia ser como retratado em o guia do mochileiro das galáxias, apenas um ‘’engenheiro’’ que cria planetas, estrelas, e a vida. como algo normal em sua vida, e nem mesmo se considera um deus. Apenas um arquiteto brincando de criar coisas. ou como visto em Doctor Who em que somos apresentado a divindade do ‘’diabo’’, e o mesmo não tem nada de sobrenatural, sendo apenas uma criatura biológica, como nós humanos. Embora um tanto quanto superior aos demais.

Ou talvez deus seja o próprio universo...

Se deus existe, ele deve ser infinitamente complexo, e misterioso, ou talvez, ele seja tão complexo, que nem mesmo a mente humana, seria capaz de compreender sua suposta existência. E todas as ideias de ‘’deus’’ já criadas pelo homem, sejam ridículas diante da magnanimidade de tal criatura.

Embora eu considere a existência de ‘’deus’’, improvável, e um tanto quanto infantil e totalmente desnecessária, para mim tal ser mitológico, apenas serviria para protagonizar uma nova temporada de Doctor Who. todavia eu acho Deveras interessante refletir sobre sua suposta existência, e as diversas possibilidades que ela abrange.

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 26/09/2016
Código do texto: T5773095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.