Saudade...

Todos nós já sentimos saudade.

Sentimos saudade de pessoas, lugares, momentos, coisas...

O poeta diria que sentimos saudade até do que não aconteceu.

Mas o que é saudade?

Gosto da definição de Rubem Alves, e que pra mim, é uma das melhores:

"A saudade é o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou. Aprovadas foram as experiências que deram alegria. O que valeu a pena está destinado à eternidade. A saudade é o rosto da eternidade refletido no rio do tempo."

Poético, não?

Também gosto dessa outra definição: "Saudade é a materialização abstrata, de alguém ou àquilo que um dia esteve no presente, do passado."

Porém, no final dessa frase, o "do passado", pode nos causar um desconforto, dependendo da saudade... ou seja, em alguns casos podemos 'matar a saudade', em outros não...

Mais complicado ainda, não?

Pois é, a palavra saudade vem do latim, solitus, que também tem a ver com solidão...

Então, ela também pode ser: "Saudade é a solidão no agora, a separação momentânea ou permanente de quem deseja, do, àquilo que é desejado."

Filosófico? Pode ser...

Eu costumo pensar que quando sentimos saudade, no decorrer da vida, é porque ela tem valido a pela. Não aquela saudade doída que sempre nos remete ao passado, dando a entender de que o presente não está sendo bom...

Por isso, então, acho que o presente tem muito a ver com a saudade... que seria construir, todos os dias motivos de saudade, para num futuro próximo, avaliarmos a vida e constatarmos que, tem valido a pena...

E se por acaso, não estiver valendo, aqui ou ali; temos o hoje pela frente... podemos construir vários motivos de saudade daqui pra frente, não doídas; mas, muito alegradoras...

Um grande abraço!

Oziel Amaral
Enviado por Oziel Amaral em 29/09/2016
Reeditado em 07/10/2016
Código do texto: T5776612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.