Ocupar o pensar no justo pensar que gera vida. (Parte 1).

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.(Flp 4:8). Aqui neste versículos vemos o apóstolo Paulo exorta os Cristãos da igreja de Filipos e sempre ter em mente o que há de melhor. E esta exortação se faz tão atual para nós nos tempos de hoje. É comum vermos pessoas que devido a uma decepção mal resolvida atirar flechas embebias do veneno da amargura e quase sempre estes encontraram partidário. Mas o que vemos ser ensinado aqui é que mesmo que o mundo venha nos causar tristezas ou decepções agudas, devemo embeber a nossas setas com o amor que o Espirito Santo no supre. É bem verdade que há momentos que os pensamentos de vingança ou de revolta povoam os nossos pensamentos, mas se deixarmos nos levar por eles por mais justos que pareçam, correremos o risco de os tornamos anticristão. Por esta razão é da máxima importância que sempre busquemos pensar e ensinar o melhor. E então Paulo elabora uma lista do que se é digno de se pensar e ensinar.

1 – Tudo o que é verdadeiro. Neste mundo há muitas coisas que nos leva para o caminho do engano, fazendo-nos errar o alvo. E ai cometemos o pecado que no grego é hamartia (errar o alvo), ou seja, somos Cristãos gerados no amor e logo então devemos buscar ardorosamente sermos seres amorosos. Mas se dermos vasão aos nossos venenos da vingança, com certeza deixaremos de caminhar com Cristo e em Cristo. Então cabe a nós não nos deixarmos levar pelas coisas enganosas e ilusórias; que prometem o que jamais podem realizar; oferecem as pessoas uma paz enganosa e uma felicidade que de fato jamais podem proporcionar. Então foquemos o nosso pensar no amor de Cristo Jesus, pois ali reina a verdade.

2 – Tudo respeitável, venerável ou nobre. Segundo os linguistas este é um termo de difícil tradução. A palavra grega é somnos que se aplica especificamente ao divino e ao templo. Quando aplicado ao ao ser humano descreve a alguém que, como tem-se dito, move-se dentro do mundo como se este fosse o templo de Deus. Sempre respeitando a tudo e a todos. E aqui começamos a entender que quando buscamos vingança seja ela na forma que for estamos sendo indignos. Neste mundo há coisas corriqueiras, baratas e atrativas às mentes superficiais; o Cristão deve pousar a sua mente nas que são profundas, sérias e dignas, e que apontam para o amor que gera vida e vida graciosa.

3 – Tudo o que é justo. Aqui Paulo usa o termo grego dikaios que na época era usado para definir a pessoa justa e imparcial: aquele que dá a Deus e as pessoas o que lhes deve. Em outras palavras, dikaios é a palavra do dever assumido e do dever realizado. Quando colocamos a nossa mente somente naquilo que nos satisfaz ou colabora para a nossa comodidade; erramos mais uma vez o alvo do ser Cristão. O Cristão pensa no dever para com o próximo e no dever para com Deus, que se resume no amor.

4 – Tudo o que é puro. A palavra agnós descreve o que é moralmente puro e livre de manchas. Era usada para as ofertas ritualística descrevendo algo purificado de tal maneira que se torna apto para ser devotado a Deus e usado em seu serviço. Assim devemos orar e pedir ao Espírito Santo para que Ele limpe os nossos corações a ponto de amarmos o próximo, e deixarmos de lado o ranço da belicosidade. O mundo está cheio de coisas vis, ruins, sujas e obscenas, mas se deixarmos nos levar pela ira e pela revolta, no nivelaremos e este estado mental que mancha tudo aquilo em que pensa. A mente do Cristão deve sempre pousa sobre a pureza que existe em tudo, isso não quer dizer que não veremos as coisas ruins, as veremos, mas o nosso sentir e pensar sempre estará voltado para o que podemos fazer para melhorar. Porque o limpo pensar nos leva entender e a compreender o próximo, assim sendo começamos a praticar o amor e quem ama conhece a Deus.

“Continua.”

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 06/10/2016
Código do texto: T5783300
Classificação de conteúdo: seguro