Ocupar o pensar no justo pensar que gera vida. (Parte 2).

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.(Flp 4:8). No estudo anterior vimos os quatro primeiros itens da lista do justo pensar que o apóstolo Paulo exorta os Cristãos da igreja de Filipos e sempre ter em mente o que há de melhor. E esta exortação se faz tão atual para nós nos tempos de hoje, desta feita estudaremos os últimos quatro itens.

5 – Tudo o que é amável; A palavra grega prosphilé, é uma palavra que carrega consigo um significado maior que a sua tradução, amável pois amável em nossa linga significa: Que expressa cortesia; que demonstra simpatia ou gentileza. Mas prosphilé tem um significado é um adjetivo, derivado de: pró, que significa estender-se em direção de e Phileo, o amor afetuoso o cuidar afetuoso. Então isto no levar a entender que o que Paulo está dizendo aqui; é que devemos ter uma atitude que nos leva a conduzir a outrem em direção ao amor de Cristo Jesus. É comum agirmos deferente disso pois quando exalamos as nossas frustrações com outras pessoas geralmente damos um exemplo contrário, quando deixamos nos levar pelo ranço do rancor geralmente nos tornamos pedras de tropeço para outros e invés de apontarmos para a luz do Evangelho que gera vida apontamos para o ódio que destrói vidas. E mais, alguns maquinam mentalmente a vingança e o castigo despertando a amargura e o medo em outros. Há outros cujas mentes estão tão dadas a criticar e censurar que suscitam ressentimentos. O que Paulo nos ensina aqui é que o cristão deve colocar em sua mente coisas amáveis, bondade, simpatia, paciência, amor de tal maneira que se faça agradável de se ver um Cristão, de tal maneira que o mundo tenha o desejo de ser Cristão.

6 –Tudo o que é de boa fama. Em outras versões vemos tudo que é honroso. Não é fácil desentranhar o significado da palavra. Literalmente significa falar favoravelmente, falar aquilo que se aproveita para o bem do próximo guardar a língua de proferir maldições ou do falar mal da vida alheia. Mas também tem uma vinculação particular com o silêncio santo em respeito ao próximo e a Deus. É comum vermos pessoas escreverem frases ou dizerem frases que suscitam o egocentrismo e levam consigo vários seguidores e na maioria das vezes para longe do agir Cristão. No mundo há muitas frases baixas, falsas e impuras travestidas de uma sinceridade bondosa. Sendo todo Cristão deve primar por falar ou escrever somente aquilo que passou pelo filtro do Espirito Santo.

7 – Se alguma virtude há. Aqui vemos a palavra do grego arete, está era uma das importantes palavras clássicas, que no pensamento clássico descreve todo tipo de excelência; a excelência de um terreno, a de uma ferramenta, a de um animal, a valentia de um soldado, a virtude do homem. Ou seja, olhemos para tudo em nossa volta com um olhar que carregue com ele o respeito e a excelência devida. Pois mundo tem suas impurezas e degradações mas também sua nobreza e cavalheirismo. Agindo assim o Cristão não se mostra superior a, mas diferente de, e, é neste agir diferente que o Cristão expressa a nobreza do amor de Cristo Jesus.

8 – Finalmente Paulo diz em sua lista: se algum louvor existe. A palavra do grego aqui é: Épainos; que significa louvor a alguém, mas também significa elogio apropriado, de reconhecimento. Em certo sentido é verdade que o Cristão busca sempre louvar a Deus. Mas em outro sentido nos devemos reconhecer e elogiar os feitos de outrem. Entendendo que as pessoas são movidas e animadas pelo elogio e o reconhecimento. Assim, pois, Paulo diz que o cristão tem que viver de tal maneira que não deseje vaidosamente nem despreze nesciamente um elogio ou um reconhecimento e ser capaz de fazer o mesmo a outrem. Que o amor de Cristo Jesus guie sempre o nosso pensar, o nosso agir e a nossas vidas para que possamos dar o melhor de nós.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 10/10/2016
Código do texto: T5787684
Classificação de conteúdo: seguro