WestWorld e a Realidade Simulada (HBO)

Uma das coisas das quais eu sempre refleti durante toda minha vida, é a possibilidade de estarmos vivendo em uma realidade simulada, na verdade, essa ideia surgiu pela primeira vez ao assistir Star Gate e depois Star Trek. e ficou ainda mais afiada quando assisti a uma palestra ufológica em 2014. Contudo com a atual estreia da série WestWorld da HBO, essa reflexão voltou a tona.

E se realmente estivermos vivendo em uma realidade simulada ?

É muito difícil responder essa reflexão, sem antes apresentarmos alguns exemplos, atualmente eu venho jogando muito The Witcher 3, e para os desafortunados que não conhecem o game, se trata de um RPG de fantasia Medieval single player, de mundo aberto. Com a temática principal focada em uma Guilda de bruxos que caça monstros. (O Game é muito mais complexo que isso, mas o foco do texto não é esse)

Enfim..

Nesse game de mundo aberto, enquanto caminhamos pelo mundo do mesmo, com o nosso personagem principal (Geralt), podemos observar as ‘pessoas’ vivendo livremente, a senhora na feira comprando frutas, o guarda protegendo a cidade, mulheres lindas caminhando de forma esbelta, o cachorro se coçando por conta das pulgas. E durante o game podemos encontrar pequenas vilas, e nelas encontramos tabernas aonde se encontra homens bebendo e jogando conversa fora, o atendente do bar, interagindo com o publico.

Em uma das cidades principais do game (Novigrad), podemos encontrar um ‘’puteiro’’, aonde se encontra mulheres lindas fazendo strip-tease, e também podemos encontrar Gays lindos de cueca fazendo o mesmo. Dentro deste mesmo rescindo podemos observar clientes, pessoas interagindo com as(os) estripers. Outros bebendo e falando palavrão

Dentro do game encontramos também personagens com personalidades únicas, opiniões próprias e orientação sexual, os personagens do game, sofrem, choram, e enfrentam preconceito. Um exemplo, durante um momento do game, encontramos um caçador que se diz uma ‘’aberração’’, e conforme ele vai nos contando sua história e devido a temática do game, logo pensamos que ele é amaldiçoado, ou que é alguma espécie de vampiro, ou lobisomem. Mas somos surpreendidos quando o personagem revela que é ‘Gay’, e percebemos como até mesmo o preconceito existe no mundo do game.

Uma das coisas mais surpreendentes do game, é pegar nosso cavalo (carpeado), e a galopar calmamente por ai, observando a riqueza em detalhes, e a surpreendente inteligência artificial dentro do mesmo. Eu fico sempre impressionado quando encontro um grupo de crianças brincando, paro e fico observando por alguns minutos tamanho meu grau de impressionabilidade com o game.

Apesar de toda essa ‘realidade’ virtual encontrada em The Witcher 3, todos nós sabemos que é apenas um jogo, e nada que acontece ali é real, entretanto será que os personagens do game ‘’pensam o mesmo ?’’, será que eles pensam ?

Quando eu estudava Design e Desenvolvimento de Games, eu aprendi que tudo dentro de um jogo, tem uma linguagem, a famosa ‘’linguagem de programação’’, aonde todos os movimentos de um personagem, é criado ‘’matematicamente e cuidadosamente’’ pelo programador. E enquanto eu estudava para Design de Games, eu estava lendo o livro ‘’Origens - Catorze Bilhões de Anos de Evolução Cósmica’’ do Astrofísico Neil Degrasse Tyson, aonde Neil afirma, que a matemática é a linguagem do universo.

Me lembro bem como se fosse hoje, no intervalo do cursinho de Games, enquanto lia o livro me deparei com o pensamento. ‘’Se a matemática é a linguagem do universo, e a programação é a linguagem dos games’’, o que impediria de estarmos em uma espécie de game ? ou uma simulação criada por outra civilização ?.’’

Muitos podem argumentar, dizendo que em The Witche 3, nós sabemos que é um jogo. Mas.. e se os NPC’s que ‘’vivem’’ em the witcher 3 não saberem disso ?.

E se aqueles que supostamente criaram a nossa realidade, também pensem da mesma forma ?, ‘’a aqueles humanos não sabem que vivem em uma realidade simulada’’

Eu sei que tudo isso parece loucura, mas o que seria da filosofia se não a loucura de homens, que ousaram questionar a vida o universo e tudo mais ?.

Então no ápice da minha loucura, sempre que jogo The Witcher 3, e avisto um personagem caminhando pelas belas ruas de Novigrad, eu me pego na reflexão, ‘’será que na maior hipótese absurda este npc, não pensa ?, e se pensa, será que ele sabe que vive em um jogo de vídeo game?’’.

E sempre que penso sobre a possibilidade da realidade simulada, mais louco eu fico, se vivemos mesmo em uma realidade aumentada, então quem a criou ?, será que o que alguns chamam de deus, na verdade não é apenas um ‘’programador’’, de um grande simulador de realidade ?.

E se for ? e se tudo que vivemos é uma mentira, embora que para nós pareça a mais absoluta verdade.

E se uma civilização Super avançada criou a nossa realidade, a fim de estudar como a própria realidade deles funciona ?. Se isso realmente aconteceu, quem os criou ? o big bang ?, seria a teoria do big bang, algo criado por essa mesma civilização para nos afastar da verdade ?. então... seria deus ? deus os criou ?, ou deus também é uma hipótese criada por essa suposta civilização ?. como seria a realidade deles ? será que existe alguma semelhança com a nossa ?. eles também seriam feito de poeira estrelar ?.

Realidade ?.. oh...

O que seria a realidade ?

Se em termos científicos, a proporção cósmica comparada a nossa existência. Nós somos apenas um pálido ponto azul em um oceano cósmico, como diria Carl Sagan, então imaginem o quão inúteis e irrelevantes, não seriamos. Se toda a nossa ‘’grandiosidade cósmica’’ não passasse de apenas uma simples, realidade simulada. E a verdadeira ‘’realidade’’. Nunca nos foi revelada..

A única certeza que podemos ter, no meio de tantas duvidas e reflexões, é que se vivemos em uma realidade simulada, nunca iremos saber, e se não vivemos em uma, também nunca iremos saber.

A única coisa que podemos fazer quanto a isso é aproveitar nossas vidas falsas nesse mundo de mentiras.

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 12/10/2016
Código do texto: T5789891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.