Rumos inesperados

Por mais que planejemos nossos caminhos, nossa vida sempre tomará rumos inesperados que nos levarão a indagar como estaríamos se houvéssemos agido de outra forma. Porém, a verdade é que não é possível tirar uma conclusão, porque podemos fazer apenas conjecturas. Nossa vida estaria melhor se a gente tivesse optado por um outro caminho, menos seguro mas talvez mais desafiador? E se a gente houvesse experimentado outras alternativas, aonde a estrada nos levaria?

Vale considerar que muitas coisas sempre vão escapando ao nosso controle, mesmo que nos esforcemos para que tudo dê certo. Nem sempre os nossos melhores esforços darão o resultado pretendido e a vida não é um cálculo matemático ou experimento científico. Além disso, como seres humanos que somos, estamos sujeitos ao que acontece no mundo, sendo afetados pelos imprevistos econômicos, políticos e sociais. Não há como não sermos atingidos pelas crises, sejam elas próximas ou distantes, em um mundo onde tudo está interligado e a ação de um afeta a muitos. Vivemos em sociedade e até a pessoa mais individualista precisa admitir que, assim como ela tem sua vida transformada pelo que acontece no meio em que vive, também ela tem o poder de influenciá-lo. Nesta constante interação, a vida de cada pessoa vai tomando rumos inesperados, os quais poderão ser muito dolorosos. Entretanto, a pessoa pode extrair sabedoria e força dessa dor, descobrindo-se, aprendendo mais sobre a vida, o mundo, aperfeiçoando-se em outras habilidades e ampliando os seus conhecimentos. O fato da vida tomar rumos inesperados não significa que ela acabou.