Será que Trump tocará fogo no mundo?
 
Será que se eleito Trump com seu discurso protofascista, xenófobo,  vai atear fogo no mundo? Ou é só bravata? Se há um interessado na vitória do magnata, para além das fronteiras dos EUA, esse é Putin, Trump o deixará livre sem as amarras da OTAN e da Europa. O isolacionismo dos EUA com Trump deixará vácuos e com certeza o mundo vai ficar mais instável e perigoso. Mas o mundo sempre foi assim, entretanto essa tendência aumentará. Além disso teremos mais muros, mais protecionismo, mais xenofobia e mais nacionalismo, talvez um retorno similar ao ocorrido na década de 30 de triste memória. Se eleito, o outsider republicano abrirá caminho para que Assad faça o serviço completo com o apoio da Rússia, e Putin continue a desafiar a Europa com suas pretensões geopolíticas no Leste Europeu. Fortalecerá o discurso xenófobo na Europa de Marine Le Pen, e o autoritarismo de Erdogan na Turquia, enfim. Pode ser que Trump tenha sido apenas um bravateiro durante a campanha, os políticos são sempre assim. Uma vez no poder ele pode se acomodar ao establishment, também pode ser que não. O fato é que há uma fadiga de material natural com os últimos governos democratas. Se houvesse um candidato mais confiável nas hostes republicanas como Jed Bush, por exemplo, com certeza ele derrotaria Hillary Clinton, que convenhamos não tem o carisma de um Obama ou Bernie Sanders, e é antipatizada por setores do espectro progressista. Mas diante de Trump o medo se instalou até entre os republicanos. Embora reconheça que o carisma não seja o fator decisivo nessa eleição, mas uma espécie de rebelião do homem comum contra o establishment, representado nesse momento pelos Democratas. Vamos ver o correr da madrugada... Pelo poder e importância dos EUA é uma eleição que inquieta o mundo.
Labareda
Enviado por Labareda em 09/11/2016
Reeditado em 02/01/2017
Código do texto: T5817764
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.