Da Atrofia do Preconceito a Elasticidade do Amor.

Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam. (Mat 9:17) Aqui nestes versículos Jesus nos mostra que Deus Pai esta sempre em novidade, e ao mesmo tempo Ele afirma que veio trazer algo novo para aquele que quer fazer a vontade de Deus. Quando vamos para o contexto histórico da época vemos que o povo de Deus carregavam dentro de si toda a sorte de sentimentos que os levavam ao desamor. Mesmo que fossem fiéis as leis mosaicas e as cumprissem a risca de maneira que as elevavam a mil. Esta atitude os diferenciavam dos gentios somente no exterior, mas interiormente eram iguais. As vestes brancas que os fariseus usavam e a própria palavra fariseu, significava separados. E, é aqui que entendemos o porque que Jesus os chama de hipócritas esta palavra no grego é a seguinte: υποκριτης hupokrites, que significa: alguém que responde, intérprete, ator, artista de teatro. Ou seja, aquele que representa exteriormente algum papel ou ideal. Assim faziam o povo de Deus em sua época, caminhavam pala vida como representantes da lei mas sem seu interior carregava a oposição a lei de Deus. E Jesus veio trazer esta mudança interior; Jesus veio afirmar que o interior é muito mais importante que o belo expressar exterior, e podemos ver isto em várias passagens na Bíblia, só para citar algumas, (Mat 23:13; Mat 23:27; Mar 3:5;Luc 6:45).

Quando Jesus Afirma: Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. (Mat 9:16). Ele estava se referindo a povo da época que se aferrava a conceitos antigos da lei estereotipada. Mas isto serve para nós, hoje em dia muitos de nós aceitamos a Jesus de forma exterior, mas continuamos a rejeitá-lo em nosso interior. Continuamos a seguir os nossos velhos conceitos, porque continuamos a guardar rancor, a sermos irados, a alimentarmos sentimentos de vingança e de ódio. Preferimos dizer vou orar por você do que praticar a compaixão, preferimos o aconchego de nosso lar do que praticar a misericórdia, ou seja, preferimos a nós do que o amar o próximo. Preferimos dizer palavras de autoajuda o que exortar alguém a uma real mudança, para que os outros nos vejam com um olhar amigo. Saímos por ai remendando pano velho com pano novo, e a ruptura de tal feito trará a morte e não somente a morte física pois a esta todos estamos sujeitos, mas sem perceber estamos levando a morte eterna. E devemos entender que todo Cristão tem o dever de levar a vida seja a onde for.

Quando Jesus diz: Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. (Mat 9:17). Quando trazemos estas palavras para os dias de hoje. Entendemos que somente com a renovação de nossas mentes é que podemos caminhar realmente na vontade de Deus. A exemplo de Jesus que olhou a tudo e a todos com o olhar do amor, assim devemos fazer. Jesus tocou no intocável, entrou na casa dos desprezados conversou com o inimigo e perdoou o imperdoável, e tudo fez em obediência ao amor. Então nós ditos Cristãos devemos deixar de lado o olhar atrofiado do preconceito, e nos apegarmos ao novo e elástico olhar do amor. A fim de que possamos fazer a vontade do Pai aqui na terra para que em um tempo certa possamos fazê-la nos céus.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 11/11/2016
Código do texto: T5820301
Classificação de conteúdo: seguro