Discernimento

já escrevi e continuo escrevendo inúmeros elementos que ajudam a entender o mundo, bem como, a capacidade de interpreta-lo e proferir juízo de valores sobre as coisas que nos cercam e a identificar e a analisar os males desta presente era.

Percebo toda a existência passou por inúmeras e grandes transformações no entanto algumas coisas, uma vez surgidas, ou criadas permanecem, e parece que vão perdurar enquanto existe pessoas na terra.

Na vida simples e singular do começo havia o homem (agente) o meio (a natureza) e a interação (quando o homem agia ou quando ele recebia alguma ação da natureza) nesse tempo, toda desventura do homem poderia se dizer que foi fruto da sua imperícia, imprudência, negligencia, do acaso ou da divindade.

Mas, hoje quando um mal vem sobre o homem, ou sobre uma pessoa na terra o que dizer, ou se esse indivíduo tem sua existência e localização no mundo chamado civilizado e globalizado de primeiro, segundo ou terceiro mundo, a que ou a quem atribuímos tal mal ou males que o assolam? O homem vivia inicialmente e fazia parte de um eco sistema natural hoje ele vive num sistema artificial com nome e característica própria, o sistema capitalista, que de tempo em tempo se renova e se fortalece.

Logo como e de que forma se pode encarar os males deste século?

...o capitalismo é examinado historicamente como civilização e como poder. Como primeira civilização mundial da história, o capitalismo é considerado desde o seu surgimento, no final da Idade Média, como fator de desagregação da civilização indo-europeia, não só quanto à mentalidade coletiva predominante, mas também quanto às instituições sociais. No tocante ao poder social do capitalismo, mostrar-se como a burguesia mercantil, inserindo-se na sociedade feudal, acabou por sobrepor-se aos estamentos nela dominantes: o eclesiástico e o aristocrático-militar. Embora originado fora do mundo jurídico, como poder puramente privado, o capitalismo manifestou, desde o início da Modernidade, sua vocação hegemônica, superpondo-se em pouco tempo aos poderes públicos tradicionais. O poder capitalista, para subsistir, exige a contínua concentração de capital e uma expansão geográfica sem limites. Sua força ideológica, na atual sociedade de massas, funda-se na apropriação dos modernos meios de comunicação social. O exercício desse poder mundial, nos últimos séculos, provocou a maior disfunção social que a história jamais conheceu. KONDER (2011)

Assim como KONDER (2011) todos os autores afirmam que o sistema capitalista é agressivo e tem como objetivo o lucro e não um lucro de uma livre e simples concorrência de mercado, mas, um lucro onde não se respeita nem se considera nada nem ninguém, dizem até que há forças ocultas agindo em favor do capitalismo ou em favor do interesses de megas corporações. E essa ideia aparece no romance de: Aldous Huxley sendo publicado em 1932. Onde vale a pena saber algumas coisas:

Forças impessoal, uma elite governante que manipula a população se utilizando de vários métodos; poderes sobre os quais não temos praticamente controle algum, parecem estar nos empurrando na direção do pesadelo... do consumismo exacerbado... essa pressão impessoal estar constantemente sendo acelerada por representantes das organizações empresariais e políticas, que desenvolveram diversas e novas técnicas para hipnotizar, os pensamentos, os desejos e emoções de acordo com o interesse das classes privilegiadas.

E ainda:

A mídia de massa é o maior instrumento de hipnose do mundo chamado civilizado; não há nada de paranoico nem de teoria da conspiração nisso, são fatos documentados apresentados em estudos mais importantes do mundo e segundo WALTER ela atua como fabricação do consentimento que é a manipulação da opinião pública, dos seus desejos sentimentos e emoções.

Já foi demonstrado que não podemos confiar na intuição, na consciência ou nos acidentes da opinião casual. WALTER LIPPMAM, PUBLIC OPINION.

Parece que a exploração do homem pelo homem foi aprimorada, onde se caracteriza também uma nova escravidão uma escravidão mental. ... a nossa mente não nos pertence mais, estar nas mãos do opressor (pessoas gananciosas, avarentas avidas por dinheiro e lucro exorbitante) ... a mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido... nosso mundo é controlado por forças invisíveis que manipulam a humanidade há cerca de seis mil anos... impondo sua vontade e desejo. STEVAM BIKO. "você está bem como você é, comece a olhar para si mesmo como um ser humano".

Logo pode-se afirmar que o meio e mundo ante natural e artificial criado pelo homem possui vida e age fortemente sobre as massas e esse agir é intencional e direcionado para um proposito determinado trazendo sobre cada agente graves consequências, e essas consequências deve ser chamada de males.