A TRANSFORMAÇÃO

Durante muito tempo aceitava-se que o homem ou a pessoa chamada humana descendia de Deus ou dos deuses e que este era a imagem e semelhança de Deus, sendo esse também sua principal referencia, a ideologia da divino descendência prevaleceu cerca de quatro mil e quinhentos anos aproximadamente, ... disse Deus façamos a nossa imagem e semelhança, então criou Deus o homem a sua imagem e semelhança, macho e fêmea os criou ... Gênesis 6v; 26, 27. E 2; v. 7 e formou o Senhor Deus o homem do pó da terra... e o homem passou a ser alma vivente. E em Gênesis: 3.v;21. Então o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre Adão e tomou uma das suas costelas... E formou a mulher.

Foram dois longos períodos histórico de hegemônicos de divino descendência, só com o advento da indústria, revolução francesa, aparecimento da ciência moderna, iluminismo e a teoria da evolução de Darwin que se começou a se desenvolver e a se fomentar outra origem do homem, levando a acreditar em uma origem não divina.

Os grupos no poder agora são outros os escolásticos são depostos e os céticos assumem o poder e o controle do mundo a ciência moderna (assume a divindade) ganha força e fornece para a sociedade civilizada novos conhecimentos e novas crenças, estabelece-se o antropocentrismo, onde o homem se julga auto suficiente, conseguido realizar grandes invenções e grandes feitos. A euforia sustentada pela ciência moderna envolve a todos dos séculos XVIII, XIX prometendo resolver todos os problemas da nova sociedade.

Esse período é marcado por grandes invenções a ascensão do capitalismo e a multiplicação e inovação no conhecimento cientifico, tendo como pai da ciência moderna nesse período René Descartes.

Com isso caíram vários conceitos e paradigmas e a Bíblia perdeu credibilidade o homem passou a ser referência de si mesmo e sua razão, surge uma nova epistemologia fundamentada no ideário do homem, aparece as ideologias: fenomenologia, existencialismo, positivismo, materialismo histórico, materialismo histórico dialético e o marxismo, todos tentando afirmar o homem como Senhor absoluto aqui na terra.

Passa –se a explicar coisas que no passado só a Bíblia explicava. Tais como: a origem das coisas dos seres vivos e do próprio homem.

Nesta luta em se engrandecer e auto afirmar as ideologias divergem e muito, suscitando a necessidade de hegemonia, a filosofia rompe com a ciência e segui sua jornada sozinha, inicialmente há uma busca pela verdade, mas, logo essa possibilidade de se encontrar a verdade é deixada de lado, existindo um grupo que cria sua verdade e o outro dentro da ciência que cria uma verdade relativa ou temporária, multiplica-se os conhecimentos e perde-se a qualidade, há um empobrecimento da ciência, conceitos que duravam séculos agora duram décadas. Sendo tudo isso sustentado com a teoria da evolução de Charles Darwin.

A temporariedade e brevidade do conhecimento chama-se evolução e afirma-se que a sociedade estar evoluindo. Os problemas da sociedade se multiplicam, aprecem novos males em proporções jamais vistas ou esperadas.

E nesse ínterim se diz que o homem veio de uma substancia que parecia moléculas de carbono ameba e depois de milhões de anos do macaco, mas, há comentários hoje que somos extras terrestre alienígenas. Há a emancipação da mulher, busca por direito e reconhecimento social, fala-se da igualdade de gênero e do movimento LGBT; mulher no corpo de homem e homem no corpo de mulher e coisas semelhantes.

Percebe-se que os primeiros conceitos sobre a origem do homem e da mulher foram abandonados e as alternativas deixadas foram insuficientes gerando muitos conflitos existências, pois, nos antigos conceitos homem e mulher vieram de Deus e no outro conceito moderno a mulher inexiste na sua origem, os teóricos a deixaram de lado. Até o final da idade média a sociedade oferecia um lugar especifico para o homem e para a mulher, onde o homem poderia ser e fazer qualquer coisa, mas, as mulheres estavam destinada a sua missão de mãe e aos trabalhos domésticos.

Agora tudo se torna conturbado: meio agente e interação com ambiente parece um intricado e emaranhado de coisas sem início meio e fim. Mas como neste momento a proposta foi decidir sobre a origem do homem e da mulher para melhor entende-lo se opta pela divina descendência, por encontrar nela elementos para entender o que é o homem e analisar como ele funciona pensa e agi individualmente e coletivamente.

O homem e a mulher são diferentes e distintos, possuindo duas partes essenciais: a aparência e a essência a aparência é visível e a essência é invisível. É como um ser dentro de outro ser onde um é racional outro instintivo, um só sente e satisfaz os desejos pensamentos e emoções o outro julga os desejos, pensamentos e emoções e toma decisões acertadas. Agora no que se refere ao papel no mundo do homem e da mulher, ambos são dotados com capacidades diferentes um nasceu para guerrear e proteger e a outra para trazer filhos ao mundo.