ÀS MAZELAS DA CARNE

AS SEQUELAS DA CARNE<br>

O entendimento do espírito, seja qual for o nome que lhes dermos, deve haver: coragem,  decisão,  perseverança como qualidades plurais, pois o espiritual só é afectado pelo pluralismo de nossas ações. Com efeito se alguém ter por exemplo, só uma vela de amor ascesa, retê-la-á muito bem enquanto não ter muitas outras ascesas porque então vigorará sozinha a emoção; mas, se o que claramente se vê pelo facto de que a todas as coisas do espírito que estão só no intelecto e não na imaginação haverá muitas vezes cargas negativas, como sejam, incorporado ao infinito e também muitas coisas que são realmente afirmativas. Pelo prazer emocional se detém a alma como se repousasse num veleiro aonde o barqueiro por uma moeda atravessa o grande rio, o que o impede em absoluto de pensar noutra coisa que após o prazer de leva la através dos sonhos vem a extrema tristeza, que, se não suspende o seu pensamento que perturba. Além do mais, nestas últimas coisas não aparece, como na concupiscência, o arrependimento. Pelo contrário, quanto mais qualquer delas se possuir, mais aumentará a alegria e consequentemente sempre mais somos incitados a aumentá-las. Se, porém, nos virmos frustrados alguma vez nessa esperança, surge uma extrema tristeza do espírito.