Da Cultura Musical Superior

Existe uma necessidade entre as pessoas de mostrar qual a cultura melhor. Por trás disso existe a necessidade de se sentir mais importante, inteligente e superior. A cultura é um resultado da nossa criação da criação humana, não existindo cultura melhor ou pior, superior ou inferior, o que existe são culturas diferentes. Talvez as sociedades não consigam quebrar essa crença devido a necessidade de se sentir inteligente e superior, ou seja, continuará sempre a existir um grupo que nega a cultura do outro. O rockeiro que não aceita pagode e que crê que o rock é melhor e superior, ou o clássico que não aceita o funk carioca e que tudo que ali se apresenta é uma vergonha para a sociedade.

A história sempre se repete; negaram o lundu, era indecente demais para a sinhá ver e ouvir tanta pornografia; negaram o maxixe, mas Ernesto Nazareth queria tocar uma música tão rica ritmicamente nas salas de concerto para a classe média e rica; trocou o nome para tango brasileiro e deixou um pouco mais complexo para executar, assim passaram a escutar. O maxixe era perseguido pela polícia, igreja e educadores, devido a dança ser “escandalosa”.

Em tudo que envolve cultura sempre existirá um grupo menosprezando a cultura do outro. Uma das formas de diminuir o preconceito é parar de acreditar em cultura superior por mais difícil que seja, é uma luta interna dentro de você todos os dias, mas vale a pena quando você está quase atingindo tal estado. Lembre-se de não culpar a cultura musical devido a indústria da música, pois são coisas distintas e a cultura não tem culpa disso. E caso não queira fazer esse trabalho interno, é porque ainda não está preparado para largar a necessidade de se sentir superior a outrem.

Emerson Paiva
Enviado por Emerson Paiva em 24/11/2016
Código do texto: T5833722
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.