As quatro transformações principais de um Cristão.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.(Tgo 4:8). Este nos exorta as quatro transformações que deve acontecer em um Cristão enquanto discípulo de Cristo Jesus. Lavar as mãos no início era algum cerimonial e externo, mas aqui é algo que vai além. Ou seja, Começou-se pensando em termos de lavar externo algo corriqueiro e cerimonial, culminou na compreensão de que a demanda de Deus é de caráter ético, e não de algo meramente externo e ritualístico.

Ele ainda diz algo: e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. A limpeza do sentir deve ser algo primordial na vida de um Cristão. Tiago exorta a todos a uma reforma moral, uma reforma que abranja tanto sua conduta exterior como seus desejos íntimos. Exige tanto mãos limpas como coração puro como podemos ver em: O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.(Salmo 24:4).

Aqui Tiago cita duas, mas quando estudamos a Bíblia vemos outra duas.

1 – A limpeza de lábios: Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; (Isa 6:5,6).

2 – A outra é a limpeza e a transformação da mente: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.(Rom 12:2).

Sendo assim entendemos que a ética do amor ensinado na Bíblia exige que as palavras, as obras, as emoções e os pensamentos tornem-se limpos, e que todo Cristão busque purificá-lo com a ajuda do Espírito Santo. Atentando sempre para o que Jesus disse no sermão do monte: Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. (Mt 5:8).

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 25/11/2016
Reeditado em 25/11/2016
Código do texto: T5834744
Classificação de conteúdo: seguro