"sede agradecidos"

"sede agradecidos."

(Colossences 3:15)

No sistema no qual vivemos, onde o ego parece vigir em função de ser servido, pode causar espanto a ordem de Paulo aos colossenses. Se, com honestidade, observarmos nossas orações, perceberemos quanta ingratidão nossos corações exprimem. Observe o quanto pedimos e quão pouco agradecemos ao SENHOR Deus! Essa mesma relação egocêntrica se repete com aqueles/as que estão ao nosso lado. Somos pouco propensos à gratidão. Não valoramos os pequenos gestos de pessoas que se desdobram por nós. Sempre exigindo mais e mais, como se meu eu fosse a referência do mundo. E quanto mais exigimos, mais indiferença aos gestos que acalantam nosso espírito: o amor, a amizade sincera, a música, a obra de arte plástica, a literatura, o alimento etc. Deus nos concede um mundo fascinante enquanto olhamos para nossos umbigos. O pequeno imperativo de Paulo aos Colossenses, "sede agradecidos", nos remete à uma séria advertência de nosso Senhor Jesus Cristo: "Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito." (Lucas 16:10).

Essa séria advertência de Jesus Cristo é exemplificada, por meio da narrativa lucana, na "cura dos dez leprosos": apenas um retornou, apercebendo-se limpo, para agradecer. E era ele um samaritano! Ao que, arguiu Jesus: "Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse, para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?" (Lucas 17:17-18)

Nos apercebemos das infindáveis graças a nós concedidas? Ou apenas recebemos como se a graça fosse uma obrigação? A gratidão brota de um coração que se reconhece indigno, não merecedor. Um coração que reconhece a necessidade do outro, que reconhece a insuficiência como parte da condição humana, que reconhece ser impossível a vida humana senão por meio das infindas alteridades. Apenas em reconhecer nossa insuficiência seria um enorme passo para dobrarmos nossos joelhos em reconhecimento e gratidão, e render graças por tudo e em tudo:

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco." (1 Tessalonicenses 5:18)

Araguari, 26 de novemnro de 2016

Osvaldino Marra Rodrigues
Enviado por Osvaldino Marra Rodrigues em 26/11/2016
Reeditado em 27/11/2016
Código do texto: T5835704
Classificação de conteúdo: seguro