Deixando-se guiar por Deus.

Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. (Tgo 4:13-15). Aqui vemos algo que para os da época era algo de fácil compreensão, pois os judeus eram grandes comerciantes do mundo antigo; e devido as suas habilidades mercantil, era aquela na época quando da fundação de muitas cidades, com frequência os fundadores destas cidades ofereciam livremente a cidadania aos judeus, pois aonde estes chegavam também chegava o comércio e o dinheiro. E, é com este pano de fundo que Tiago escreve, a este cidadão que ao ver surgir uma cidade nova com grandes oportunidades comerciais. Diria com o peito inflado: Irei para lá e conseguirei uma sólida posição, trabalharei um par de anos, ganharei uma fortuna e voltarei rico. Ou seja, fincava a sua confiança de vida nas coisas materiais e em si mesmo.

Mas quando estudamos a Bíblia vemos que isto não é a melhor coisa a se fazer. O sábio hebreu escreveu: “Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz” (Provérbios 27:1). Jesus relatou a história do homem rico e insensato que fez fortuna e traçou planos para um futuro esquecendo que naquela mesma noite podia lhe ser requerida sua alma (Lucas 12:16-21). Mas ainda hoje seguimos assim, com o peito inflado esquecendo de fazer a vontade do Pai, mas querendo que Ele faça a nossa efêmera vontade.

Na realidade quando abrimos a nossa vida para o agir amoroso de Deus entendemos que o ser cristão não é deixar-se aterrorizar pelo temor e ficar paralisado pela inação por causa da incerteza do por vir, antes, o que temos que fazer é entregar a Deus o futuro e pôr todos os nossos projetos em suas mãos. E nos pormos a caminhar em direção do praticar constante do amor a Deus e ao próximo. E também devemos lembrar que nossos planos podem não estar dentro dos propósitos de Deus.

Pois quando esquecemos de tais ensinamentos corremos o risco de tropeçarmos em nossa própria soberba. A palavra traduzida para soberba do grego é: ἀλαζονεία, alazoneia; Esta palavra, em grego, era originalmente a característica do curandeiro ambulante, que oferecia falsas curas, que não era capaz de realizar. Sendo assim alazoneia é a característica da pessoa que diz ser dona do que não possuí, e que se gaba de fazer o que não pode fazer. Ou seja, o futuro não está em nossas mãos, nós não temos o controle sobre o que ira acontecer num futuro próximo ou distante.

E se persistimo nisto mostramos a nossa falta de humildade de espírito e ainda mais, pecaremos pois Tiago nos adverte quando diz: Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.(Tgo 4:17). Então cabe a nós Cristãos enquanto discípulos de Cristo Jesus perguntar a Deus qual é a sua vontade e o Espirito Santo sempre nos guiará em amor e verdade. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 01/12/2016
Código do texto: T5840687
Classificação de conteúdo: seguro