O bom combate do amor que tudo vence.

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. (2Tm 4:7). Aqui neste versículo o apóstolo Paulo diz três coisas que devem ser o norte da vida de um Cristão. E estas se fazem vivas e atuais nestes dias de conturbadas batalhas.

1 – Combati o bom combate. A palavra que utilizada aqui é: ἀγών, Agón. Segundo os linguistas esta era uma palavra que designava a competição na arena do circo romano. Onde o atleta tinha que realmente fazer e dar o melhor de si, pois disso dependia a sua vida. E ao sair do campo trazia consigo a suma consciência de que pôs até o último grama de energia na competição. Assim se dá na vida de um Cristão que trava a sua luta baseada no amor. Está é uma boa luta e uma competição justa em todo os seus sentidos pois sempre visa o bem de uma coletividade então, ganhe ou perca, haverá satisfação em seu coração. De que chegou ao fim, e está muito seguro de que sua atuação foi boa, e que deu o melhor de si, pois o seu juiz é o Espirito Santo.

2 – Em segundo lugar, ele diz: Completei a carreira. E, é aqui que mora a maior dificuldade que enfrentaremos, pois se faz fácil começar a caminhar no caminho que Cristo nos chama; mas permanecer neste caminho até o fim, ou terminá-lo se mostra deveras difícil. E se faz triste quando vemos muitos de nós quedar-se pelo caminho. Mas Paulo declara que terminou a carreira e o fez porque sempre ouviu e seguiu o reto guiar do Espirito santo. E jamais deixou que as forças do mundo, seja ela a sede pelo poder, ou o medo de morrer o tirasse do bom combate. Assim se dá hoje pois sempre aparecerá forças contrárias para nos tirar do caminho do amor, mas quando nos firmamos no guiar de Deus seguimos firmes, mesmo que as vezes tropecemos ou até cheguemos a cair teremos a firme certeza de que Jesus estará lá com a mão estendida para nos levantar e amparar o nosso caminhar.

3 – Em terceiro lugar, Paulo diz: Guardei a fé. Esta frase traz consigo o lindo significado, porque os grandes jogos da Grécia eram as Olimpíadas; e os atletas antes dos jogos se reuniam e prestavam um juramento solene de que tinha treinado arduamente, e que não recorriam a nenhuma artimanha para ganhar. Prometiam guardar as normas da honra nas competências. De modo que Paulo poderia dizer: Empenhei todos os meus esforços, guardei as normas; e competi com honra. Sempre mantendo a fé no amor daquEle que eu amo e sigo.

Quão grandioso e lindo se ao findar nossos dias pudermos dizer o mesmo que Paulo disse: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Que o amor de Deus Pai seja sempre conosco nesta árdua batalha onde o amor é a maior arma.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 01/12/2016
Código do texto: T5840999
Classificação de conteúdo: seguro