Mudança

A mudança começa em mim. Mudança que analogicamente será descrita a seguir. Digamos que hoje, pelo que sou, pelo que penso e faço. Tenho uma casa sem bases fortes, muito frágil. Essa casa mal me suporta. Sempre estou a repara-la. Mas mesmo assim eu insisto em trazer mais pessoas para morar comigo. Meus familiares e amigos estão sempre me visitando. Sempre perguntam se eu quero ajuda para consertar a casa (primeiro perguntam se é necessário) e eu sempre digo que não há nada a ser consertado. Está tudo nos conformes. Todos estão correndo o perigo de sucumbir junto a mim. Confiaram cegamente em minha seriedade em querê-los bem. E acertaram quanto a esse sentimento. Só omiti para poder mostrar que eu consigo abriga-los, que consigo sozinho e que deveriam fazer o mesmo para então poder acolher seus amigos e familiares. Surge a problemática... se um dia eu falhar e não conseguir abriga-los? se os buracos remendados forem descobertas pela chuva? se a madeira fraca for achada pelos cupins? aí a porra fica séria, vai ser desespero. E se eu tivesse investido mais comprando materiais mais confiáveis e mais resistentes? Será que eu poderia? Mas eles iriam ficar desabrigados por um tempo... É, colocando na balança... sim, sem dúvidas. O melhor a se fazer seria esperar um pouco mais e construir algo com segurança indiscutível. Uma estrutura que nem os fortes furacões derrubariam! Decidi, porra. Meus amigos e familiares. Se um dia existirá um castelo para que todos nossos irmãos possam se abrigar, é necessário cautela, é necessário planejamento, é necessário persistência, é essencial ter resistência. Por isso a casa frágil e pequena será fechada para reformas. Diferentemente das obras públicas, um dia será concluída. E melhor, feita pra vocês e de vocês. Tudo nosso.