A LIBERDADE

A liberdade se manifesta quando se é indiferente ao outro. Desde que essa indiferença seja em relação ao que ele pensa sobre nós. Por ser genuína, não a detectamos no momento em que a estamos vivendo; pois, se assim fosse, já estaríamos preso a um motivo para a sua existência.

Estar livre é não saber que se está.Da mesma forma que o humilde não poderia ter consciência da sua humildade pois, se tivesse, já estaria manifestando orgulho.

Diferente da cegueira em relação às necessidades alheias (o que caracteriza um subproduto do egoísmo), a indiferença à opinião de terceiros é uma venda que a humildade coloca em nossos olhos; e nos impede de enxergar o que poderia estimular o nosso orgulhoso ponto de vista sobre as coisas e, principalmente, da nossa interação com elas. Sim, porque a preocupação com o que outro pensa, diz ou faz a nosso respeito nada mais é que o orgulho em seu poderoso instinto de auto-preservação.

Ainda não se é humilde.Apenas somos instrumento desse sentimento, quando essa venda é colocada.Humildes seríamos, talvez, se não houvesse a necessidade dessa venda.

Beto Torres

27..12..16

Beto Torres
Enviado por Beto Torres em 27/12/2016
Reeditado em 27/12/2016
Código do texto: T5864875
Classificação de conteúdo: seguro