A COR DA SAUDADE

Saudade talvez seja um desses raros sentimentos que não se pode interpretar apenas pelo comportamento. Como argumento, em tese, todos os sentimentos são, antes, comportamentos. Isto é, antes de se tornar sentimento este é, ou era, comportamento. Com a saudade talvez aconteça o contrário. Do sentimento, ou a partir deste, torna-se comportamento.

As cores são culturais, como o são todos os conhecimentos. Os espectros e os feixes que se extraem a partir de um referencial instrumental são apenas alguns elementos da natureza que em seu conjunto designamos de luz. Na medida em que se transforma o que o homem conhece, ou acha que conhece, percebe-se que nada sabemos. A natureza lembra-nos que tudo passa, e passará, inclusive nós mesmos. Ficam as placas, os escritos, as impressões, as saudades. E... até estas, passam!

A saudade, junto com a tristeza, são sentimentos que atingem a todos em eventual momento da vida. Ambos, em geral, referem-se ao passado ou a algo que perdemos de importante em algum momento da vida e percebemos que não há mais o que fazer para recuperá-lo.

A saudade tem cor quando nos leva a momentos que nos remetem a lugares, viagens, experiências e mesmo sentimentos que nos ligam a eventos que nos marcaram desde o sempre. Ao deitar e ouvir uma música ao fundo pode-se viajar no tempo e reviver algum momento com alguém, em algum lugar, recordando o cheiro de uma flor recebida com carinho e amor. A cor desta saudade poderia ser a cor de uma rosa, vermelha, branca. A cor verde de um lugar lindo em que experimentamos o amor, o carinho, a ternura de alguém.

Saudade tem a cor do sol, quando ao ocaso experimentamos a magia de relembrar momentos com alguém distante, que já foi em outro momento o nosso maior sonho. No momento da saudade, pode-se até reviver a exata sensação de tudo que vivemos, mas o sol, assim como se põe, leva a realidade para além do horizonte. Impossível retornar; impossível reviver.

A saudade sempre tem cor de passado, de tristeza. Seja ela ausência ou mesmo presença. Sim, temos saudade do presente, do que temos em nossas mãos. Os tempos e a vida atribulados pela insensibilidade e pressa impedem-nos de viver plenamente. Por isso sentimos saudade até de quem está aí junto de nós. Estamos vivendo um presente, mas de olho no momento seguinte. É a saudade em movimento.

A saudade tem a cor que você queira lhe dar. Pense, lembre, chore pelo que foi e logo, cada um de nós, poderá associar esse momento a algo que se colora na medida em que nossas nostalgias criam corpo, lugares, lembranças ou lágrimas.

Chorar de saudade é a melhor das emoções. Saudade sincera, pura, honesta, nada melhor. Sim, a saudade é algo extremamente positivo. Ao sentir saudade sabemos que o motivo que a provoca foi vivido com sinceridade, com amor, com carinho. O que não se vive com a emoção da sinceridade, nem saudade provoca.

Tudo que vale a pena viver transforma-se em saudade. E tudo que vivemos honestamente será, a seu tempo, saudade. Viva a saudade e viva intensamente tudo para que no futuro a saudade valha a pena ser sentida.

Saudade tem sempre a cor da tristeza!