A Existência humana é inútil

Quanto mais se estuda o cosmos, mais percebemos que a vida humana é o maior erro da natureza, pensem bem o universo esteve ai por bilhões e bilhões de anos se nem um único sinal de vida, até que alguns bilhões de anos depois a vida ‘’surge’’ em um planetinha azul em uma particular e esquisita galáxia. Embora tal vida tenha atingido um certo nível de consciência para estudar o próprio cosmos a mesma passa grande parte do seu tempo rezando para deuses que eles mesmo criaram. Ou matando uns aos outros e provando para si mesmo sua inutilidade cósmica.

Carl sagan dizia que nós somos uma maneira do cosmos conhecer a si mesmo, e em termos científicos ele tem total razão. Mas em termos filosóficos durante esses pequenos e insignificantes anos de existência. Tudo que a humanidade realizou foi um pequeno estudo em seu quintal ainda que um belo estudo, descobrimos coisas realmente interessantes como o big bang, a evolução das espécies etc

Agora pensem por alguns segundos POR QUE ?

Por que passamos horas e horas estudando ciência e matemática, para no final sermos extintos por um pedaço de rocha arremessado pelo próprio universo do qual passamos horas e horas estudando ?.

Eu não quero tirar o mérito ou a importância da ciência, mas meu lado filosofo e niilista grita mais alto, todas as vezes em que estou estudando física e tentando desvendar os mistérios da matéria escura. Uma voz ecoa no labirinto da minha mente dizendo ‘’Por que se preocupar ? você vai morrer no final’’.

Por mais que a morte seja inevitável para todos os seres humanos que habitam esse pálido e pequeno ponto azul, nós continuamos dedicando nossas vidas a coisas completamente inúteis. Religião, deus, ciência, filosofia, a vida em si. É tudo completamente inútil sendo que no final todos nós podemos morrer. E tudo aquilo que conquistamos será completamente esquecido.

Basta utilizar um pouco de sua massa cinzenta e um pouco de matemática e ciência para perceber que isso talvez já tenha acontecido, o universo esteve ai durante 8.8 bilhões de anos sem nem mesmo um sinal de nossa existência. Durante esse tempo muitas civilizações podem ter evoluído e atingido um nível de conhecimento sobre a vida o universo e tudo mais. Até mesmo superior ao nosso conhecimento atual, mas foram extintos por alguma catástrofe natural, ou se alto destruíram em alguma guerra inútil.

E após alguns bilhões de anos aqui estamos, fazendo as mesmas coisas que essa possível civilização fez um dia, para que ? para sermos extintos um dia. E no futuro sermos completamente esquecidos. Como se nunca tivéssemos existido.

A vida

A existência

Tudo que conquistamos

Ou iremos conquistar

É apenas um grito ecoante de desespero

Para nos convencer que somos importantes

Mas no fundo

Todos nós sabemos

Que somos inúteis.

E por mais que eu ame ciência, e seja completamente apaixonado pelo conhecimento, eu sei que no final tudo que descobrirmos será esquecido...

“Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.” - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 06/01/2017
Reeditado em 13/01/2017
Código do texto: T5873695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.