A importância do questionamento filosófico para descoberta cientifica

A Ciência é a única ferramenta que realmente funciona, e é capaz de nos trazer o conhecimento necessário sobre tudo aquilo que ainda não conhecemos, mas para isso precisamos fazer perguntas como por exemplo. quando Newton se perguntou porque as coisas caem no chão, ou quando Darwin se perguntou porque os animais são diferentes em diferentes lugares, Tais perguntas nos levaram a novos horizontes do conhecimento que graças a ciência hoje em dia sabemos coisas, que nos permitem evoluir nosso intelecto como espécie.

Todavia embora a ciência seja uma excelente ferramenta e uma maneira do universo conhecer a si mesmo, o que torna a ciência algo inovador é a sua capacidade em fazer perguntas e se questionar sobre coisas que geralmente o ‘’cidadão comum’, não seria capaz e isso é oque chamamos de ‘’pensamento cientifico’’. O pensamento cientifico não só vem com uma ‘bagagem’ de ceticismo mas também com uma importantíssima ‘bagagem’ questionadora, que nos faz perguntar e refletir sobre coisas das quais ninguém ousou fazer.

Porem para aflorar os questionamentos da vida o universo e tudo mais, é necessário uma válvula de escape filosófica, quanto mais conhecimento filosófico possui o individuo mais capacidade questionadora ele terá.

Eu por exemplo quando saio a noite e fico observando o cosmos. uma imensa quantidade de perguntas borbulham em minha mente, ‘’ Será que existe vida fora da terra ?’’, ‘’e se existe ? o que eles estão fazendo agora ?’’, ‘’porque não entram em contato ?, será que eles utilizam do mesmo tipo de ‘tecnologia’ que nós ?’’, ‘’as leis da física é mesmo universal ?’’, ‘’toda vida obrigatoriamente teria que evoluir como evoluímos ?, quais caminhos na seleção natural tomou uma forma de vida completamente diferente ?’’, ‘’será que deus existe ?’’, ‘’e se existe ? oque ele esta fazendo ?, porque criou tudo ?. quem criou deus ?, deus segue as leis da física ?’’, ‘’se vamos morrer um dia porque continuar vivendo e não morrer agora ?’’, ‘’o que é a matéria escura ?, do que ela é feita ? ‘’, ‘’se existe uma civilização lá fora eles tem seu próprio deus ?, ou deus é um mito exclusivo da espécie humana ?’’, ‘’toda civilização criou a ciência ?, ou a ciência também é algo exclusivo da humanidade ?’’, ‘’como seria uma cor que ainda não conhecemos ?’’, ‘’e se eu estiver errado ?’’.

Perguntas atrás de perguntas, que só foram capazes de serem feitas graças ao conhecimento filosófico, perguntas estas que algum dia a ciência nos responderá, e com certeza a resposta irá mudar o mundo como conhecemos.

O primeiro passo para se fazer ciência, e se tornar uma pessoa melhor, é se perguntar e questionar.

Questione tudo, e todos, questione até mesmo a ciência, questione a ‘’verdade absoluta’’, questione aquilo que dizem que você não deve questionar, e o mais importante questione a si mesmo.

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 06/01/2017
Reeditado em 06/01/2017
Código do texto: T5873912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.