MESMO COM O RISCO DA PRÓPRIA VIDA

Esses dias estava a olhar o Facebook e vi uma reportagem de um bandido que foi morto em confronto com a polícia e na parte dos comentários, um cidadão argumentou que o papel da polícia é salvar vidas e não tirá-las, não concordando com a ação dos policiais. O policial militar não é médico meu amigo, se o bandido efetuou disparo de lá, vai haver resposta de cá, nosso trabalho é combater o crime. Salvamos muitas vidas sim, no auxílio a alguma situação de primeiros socorros ou quando um tentar contra a vida de outro, interferimos, salvando um, porém algumas vezes o outro morre, assim é a vida…

As vezes me pergunto, Será que o cidadão tem consciência da realidade que vive?

Sou policial, faço o meu trabalho, fiz um juramento e sigo todas as burocracias exigidas para o desempenho da profissão. A pergunta é pertinente pois vejo com frequência, letrados, Doutores e tantos outros de diversos segmentos falarem de algo teórico, como se os mesmos também as praticassem. Nossa realidade é bem diferente, Dia e Noite estamos a fazer o nosso trabalho na tentativa de que a escória da sociedade não chegue ao cidadão, infelizmente nem sempre obtemos êxito, mas não desanimamos, pois em uma guerra há perdas e ganhos. Difícil você fazer seu trabalho com uma cultura como a nossa, onde somos constantemente atacados, acusados de abuso de poder, torturadores e formadores de grupos de extermínio. Sei que esse pensamento não é geral que existem pessoas que entendem e apóiam o nosso trabalho. O mau profissional existe em qualquer área, seja na médica, direito, enfim, o que não podemos é generalizar, transformar exceções em regras. O comentário da infeliz pessoa em grande parte se deve pelo fato do que a mídia pública, ou certos programas sensacionalista em busca de audiência com a criminalidade e violência passam uma informação deturpada, parcial para gerar um duplo sentido e assim o telespectador generalizar, avaliando todos os policiais como se fossem iguais. O cidadão precisa entender que para manter a organização da sociedade o papel da polícia é fundamental. Enquanto pensarmos em sempre levarmos vantagem, SEJA NO TROCO ERRADO PASSADO PELO CAIXA , adeptos da filosofia “PAGANDO BEM QUE MAL TEM ” ou a falta de políticas públicas com ações sociais que minimizem a crescente onda de violência que assombra o nosso país não conseguiremos evoluir e a polícia militar sempre terá o papel de combater em vez de prevenir.

Vocês que julgam o policial militar dentro de suas casas, dentro do seu escritório, rotulando como corruptos, torturadores e etc… saibam que continuaremos a trabalhar, na incansável luta contra a criminalidade, fazendo papel de “ENXUGADOR DE GELO” sem reconhecimento, sem saber se voltaremos para casa, para os nossos familiares, mas com a certeza de que não iremos fraquejar, nem titubear pois se queremos uma sociedade melhor, mais segura , não serão as críticas, os rótulos que irão nos amedrontar.

Autor :Sailon Silva Santos

Sailon
Enviado por Sailon em 12/01/2017
Código do texto: T5879819
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.