A Vida é como um rio

A vida é como um leito de rio, desde a nascente até o mar.

Nasce límpido, sem máculas, sem contaminações. Ganha volume, incorporando as águas da chuva e de outros córregos.

Segue em frente, nada consegue detê-lo, nem a terra, ou a rocha, algo o impele a diante. Juventude em corredeiras e cachoeiras.

Tempestades trazem da terra tudo que não presta, corpos estranhos, poluições, areia e muito lixo. Quantas tempestades terá o rio que passar em sua jornada a caminho do mar. Na vida as tempestades acontecem com mais freqüência do que na natureza, nos enchendo de mágoas, raivas, desamores, doenças...

Mesmo assim, outras vidas dependem dele, seja irrigando corações, seja envolvendo em suas águas a vida em seu interior.

Peixes, anfíbios, crustáceos, uma infinidade de seres que nele habitam.

Mas a vida de um rio também é sofrida e quanto mais próximo das cidades, mais esgotos e poluição ele recebe... levando consigo a morte, envenenada e suja. Chega então a sua hora e a morte por conseqüência. Já não há mais vida e o fim é anunciado.

Tudo acabado...nem peixes, nem crustáceos, um lodo poluído e mal cheiroso. Mas como a vida continua (e nisso eu acredito), eis que vai o rio morto para o encontro com o mar. A vida do que sobrou de sua alma no reencontro com o pai.

Wagner Denys

Wagner Denys
Enviado por Wagner Denys em 01/08/2007
Reeditado em 07/08/2007
Código do texto: T588911
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.