*** As Xícaras e o Café ***

As Xícaras e o Café

Um grupo de profissionais, todos vencedores nas suas respectivas carreiras, reuniram-se para depois irem visitar um antigo professor.

Imediatamente a conversa foi ter às queixas intermináveis sobre o "stress" no trabalho e a vida em geral. O professor ofereceu café.

Foi para a cozinha e voltou com um grande bule e uma variedade de xícaras: de porcelana, de plástico, de vidro... Umas simples e baratas, outras decoradas, outras caras...

O anfitrião disse-lhes: - Escolham as vossas xícaras e sirvam-se de um pouco de café fresco.

Quando todos o fizeram, o velho professor começou a dizer ao grupo:

- Se repararem, as xícaras melhores foram as primeiras a ser escolhidas, e as mais baratas ficaram para o fim... É natural, porque toda a gente prefere o melhor para si próprio. Mas esta é a causa de muitos problemas relacionados com aquilo a que vocês chamam "stress".

E continuou:

- Como sabem, nenhuma das xícaras acrescentou qualidade ao café. Na verdade, o recipiente apenas disfarça ou mostra a bebida. O que vocês queriam era o café, não as xícaras, mas instintivamente quiseram escolher as melhores.

O grupo de antigos alunos começaram a olhar para as xícaras uns dos outros...

O professor continuou:

- Agora, pensem:

A vida é o café.

O trabalho, o dinheiro, o estatuto, a popularidade, a beleza, os relacionamentos, etc., são apenas recipientes que dão forma e suporte à vida.

O tipo de xícara que temos, não pode definir nem alterar a qualidade da vida que recebemos. Muitas vezes, concentramo-nos só em escolher a melhor xícara, e nos esquecemos de apreciar o café!

As pessoas mais felizes não são as que têm o melhor, mas as que fazem o melhor com tudo aquilo que têm!

Por isso, lembrem-se:

- Vivam simplesmente. Sejam generosos. Sejam solidários e atenciosos. Falem com bondade.

O resto, deixem nas mãos do Senhor, porque a pessoa mais rica não é aquela que mais tem, mas sim aquela que menos precisa.

E agora, saboreiem o vosso café!

Moral da história:

É melhor que nos preocupemos mais com a essência e menos com a aparência...

Autor Desconhecido

Desconhecido
Enviado por Gualberto Marques em 05/02/2017
Código do texto: T5903468
Classificação de conteúdo: seguro