O Que é uma Teoria, Lei, e Hipótese (Cientifica) ?

É Muito comum uma pessoa leiga, utilizar do ‘’ argumento’’, ‘’ - a mas é só uma teoria’’. Para desmerecer um artigo ou um estudo cientifico. Embora seja um argumento da ignorância, ele é muito comum levando em consideração que boa parte da sociedade. É completamente ignorante cientificamente.

Eu irei aqui neste artigo explicar de maneira simples e direta o que cada termo significa.

Antes de explicar a definição destes termos cientificamente.

É de extrema necessidade entender o que eles significam na ‘’ sociedade comum’’ (socialmente) ou fora da academia cientifica.

Pessoas normais que não pertencem a comunidade cientifica, ou não se referem a algo relacionado ao mundo da ciência. Também utilizam muito tais termos, fazendo com que a maioria das pessoas pensem erroneamente que eles possuem o mesmo significado.

E elas estão muito enganadas, aqui vai a explicação social de cada termo:

Hipótese (Socialmente):

É uma opinião pouco fundamentada, ou não fundamentada em fato algum, e que possui poucas chances de acontecer. Ou de ser ou não verídica. Por exemplo:

2 pessoas veem uma série, e esta série possui diversos mistérios (como em LOST), então essa pessoa cria uma hipótese a respeito de um acontecimento, ou uma coisa em especifica. Tal hipótese pode vir ou não ser verdadeira. Como uma especulação.

Exemplo: Na série Lost em um determinado momento, aparece um Urso polar no meio de uma ilha. Que aparentemente era paradisíaca. Logo após o ocorrido os fãs da série. Criaram Hipóteses a respeito da origem, e do porque o urso polar estava ali.

Tais hipóteses foram criadas sem nenhuma base ou fundamento factual. Logo as hipóteses criadas poderiam ser ou não verdade.

Concluindo: Hipótese é apenas uma opinião sem base

fundamental e/ou factual. Que pode ser ou não verdadeira.

Teoria (Socialmente):

É uma opinião fundamentada em um conjunto de hipóteses e ideias, sobre algo ou alguma coisa que se tem um conhecimento vago, ou complementar, que podem ou não se realizar, ou tornar-se verdadeira. Por exemplo: Na franquia de filmes Star Wars, recentemente foi lançado o episódio VII. Neste filme aparece um novo personagem misterioso conhecido como Snoke.

Muito dos fãs que possuem um certo conhecimento sobre a franquia, desde quadrinhos, games e filmes. ‘’ teorizaram’’ sobre a identidade de tal personagem misterioso. Tais teorias são baseadas em um conjunto de hipóteses e ideias.

E elas podem ou não revelar a verdadeira identidade do personagem.

Concluindo: Teoria é apenas um conjunto de hipóteses e ideias. Que podem ou não ser verídica.

Lei (Socialmente)

Lei, é um princípio, um preceito, uma norma, criada para estabelecer as regras que devem ser seguidas, uma obrigação imposta por alguém, pela sociedade ou pelo estado. Embora seja uma ‘obrigação’ uma lei pode ser burlada, ou quebrada.

Estas são as definições de Teoria, Lei, e Hipótese utilizadas socialmente. Por pessoas comuns no dia a dia.

Agora vamos as explicações cientificas de tais conceitos.

Mas antes de iniciar, é preciso conhecer o método cientifico.

‘’ - O que é o método cientifico?’’

Antes de uma Hipótese, Lei, ou Teoria Cientifica ser criada, é necessário passar pelo método cientifico O método científico é um processo de experimentação que é usado para explorar observações e responder a perguntas.

E ela segue 6 passos fundamentais

(Primeiro passo) é necessário fazer perguntas, sobre algo ou alguma coisas que ainda não se tem conhecimento. Como por exemplo, vamos supor que precisemos estudar o desaparecimento de vacas em uma fazenda.

O (Segundo passo) é fazer uma pesquisa aprofundada a respeito disso. Tanto em campo, quanto em laboratório. Ou seja muita observação, e testes. E isso muitas vezes leva ANOS de muito estudo. Após isso é criada uma

(Terceiro Passo) *Hipótese Cientifica*

O que é uma Hipótese Cientifica?

Uma hipótese é uma suposição razoável com base no que você sabe ou observou durante todos estes anos de estudos. Hipóteses cientificas são comprovadas e refutada o tempo todo.

Por exemplo: Vamos supor que após anos de estudos chegam a uma conclusão de que as vacas na verdade somem porque são sequestradas por alienígenas.

Esta como podem perceber é uma alegação absurda, logo requer evidencias absurdas. Então eles testam tal hipótese.

Posicionam câmeras, sensores e uma série de acessórios. E não encontram nenhum alienígena. Se esta hipótese não pode ser testada, e não possui evidências. Ela é logo refutada.

Todavia vamos supor que durante estas observações foi percebido a presença de outros animais nas redondezas. Então surge outra Hipótese, ‘’ as vacas na verdade estão sendo devoradas por outros animais.’’

Então novamente fazemos os testes observacionais, com todos equipamentos. E após testes e observações. Concluem que não eram animais selvagens que pegavam as vacas.

Então mais alguns anos ou meses de estudos são feitos a respeito disso, testam o solo, instalam câmeras, pegam amostras do terreno. E muito estudo aprofundado é feito por sérios profissionais da ciência. E enfim encontram EVIDENCIAS de que na verdade as vacas são sequestradas Por outros fazendeiros.

Então é preciso TESTAR se essas evidencias são verdadeiras.

Então eles voltam a observar o local e fazer toda a série de testes. Até que de fato concluem que as vacas foram roubadas por outros fazendeiros. Então assim concluem a *Hipótese cientifica*.

Conclusão : Hipóteses Cientificas desempenham um papel forte no método científico onde você formula uma pergunta, cria uma hipótese, faz uma previsão testável, testa e, em seguida, analisa os dados. Mesmo assim, uma hipótese precisa ser testada e reanalisada muitas vezes e é geralmente aceita na comunidade científica como sendo verdadeiras.

(Quarto Passo)

Este passo é um dos mais importantes.

Após a conclusão da hipótese é preciso ter total certeza sobre ela, então fazemos testes experimentais. Das quais alteramos alguns resultados na hipótese. E observamos tudo de uma maneira diferente. Para ver se conseguimos o mesmo resultado anterior.

(Caso o resultado se altere).

Como por exemplo se nos testes experimentais, encontrarmos evidencias que mostrem que na verdade não são fazendeiros que roubavam as vacas. Então toda pesquisa cai por terra e começamos do zero.

Então este passo é muito importante, fazemos testes experimentais. Honestos até conseguir o mesmo resultado, diversas e diversas vezes. Até de fato concluirmos isso sem nenhuma sombra de dúvidas.

Mas ainda não é o suficiente para dizer por ai que de fato são fazendeiros que roubavam as vacas.

Então vamos para o quinto passo do método cientifico

(Quinto Passo)

Analisar os dados de conclusão. Mesmo que tenhamos quase certeza, ainda é necessário mais testes encima da nossa hipótese cientifica. Então pegamos uma série de medidas, e analisamos todos os dados cuidadosamente. Para isso utilizamos a ajuda de outros cientistas. Passamos todos os dados da pesquisa para eles.

E eles tem que encontrar EXATAMENTE os mesmos resultado que nós encontramos.

Após isso, se os dados de conclusão de fato mostrar com total certeza que a hipótese era verdadeira e que sim eram fazendeiros que roubavam as vacas. Vamos para o sexto e último passo do método cientifico

(Sexto Passo).

Repetir todos os passos anteriores. Para ver se com total certeza se não existe nenhuma discrepância ou algo externo influenciando nos resultados. Se tudo tiver concluído e o resultado for realmente correto. Ele pode ser publicado oficialmente para o público.

É assim que se faz ciência. Estes são os passos do Método cientifico.

‘’ - Ok aprendemos sobre uma hipótese e sobre o método científico e agora o que é uma teoria?’’

Uma teoria é algo ainda mais estudado, testado, e comprovado do que a Hipótese. Pois uma teoria científica consiste em uma ou mais hipóteses que foram suportados com testes repetidos.

Ou seja:

Além de todos aqueles testes, atrás de testes seguindo a metodologia cientifica. Fazemos mais e mais testes, e hipóteses cientificas. E todas tem que ter exatamente o mesmo resultado.

Para assim então finalmente criarmos uma teoria cientifica. Que dentro da comunidade cientifica significa que de fato aquilo é uma VERDADE.

‘’ - mas e quando tem mais de uma teoria a respeito de uma única coisa?’’

Isso acontece muito. Vou dar um exemplo seguindo a linha de raciocínio anterior.

Vamos supor que outro grupo de cientistas resolvam estudar o desaparecimento das vacas, e eles façam os exatos mesmos testes feitos anteriormente. MAS no resultado deles, não foram fazendeiros que roubaram as vacas, e sim alienígenas.

‘’ - Como diferenciamos uma teoria da outra ? como sabemos qual é verdadeira ?’’.

Seguindo o método cientifico.

Se o primeiro estudo concluiu que foram alienígenas

E o segundo que foram fazendeiros.

É necessário aplicar o método cientifico mostrado anteriormente, junto com todo estudo, pesquisa e hipóteses. Em ambas as teorias.

E então encontrar evidencias para as duas. A que tiver mais evidencias de ser verdadeira irá prevalecer.

Na segunda teoria que afirma que foram alienígenas que roubavam as vacas. Ela é uma teoria baseada em uma alegação absurda.

Como quando alguém diz que o universo foi criado por deus, e os céticos dizem que foi o big bang.

Em ambos os casos tanto no caso da vaca, quanto no caso da origem do universo.

A teoria que prevalecer é aquela que tiver mais evidencias, provas e hipóteses cientificas a seu favor.

Aquela que possui uma alegação absurda como (deus e alienígenas). É necessário primeiro encontrar deus ou os alienígenas. Então todo aquele método cientifico ensinado acima é aplicado. Até encontrarmos tais seres. Esse estudo pode levar até mesmo anos. se não encontrarem nada. Voltamos a teoria principal.

Ou seja é muito mais provável pela metodologia cientifica que fazendeiros estejam roubando as vacas. Do que alienígenas.

Isso também vale para deus ou o big bang. Existem evidencias observacionais sobre o big bang. E não para deus. Logo deus não é nem mesmo uma hipótese, por não ter passado nos testes acima.

‘’- então uma teoria é a resposta final ?’’.

Sim uma teoria é uma resposta final, a resposta definitiva. Neste caso podemos dizer que sim. Foram os fazendeiros que roubaram as vacas. Uma teoria é uma verdade.

‘’Então a ciência é dogmática ? uma teoria é uma verdade absoluta ? e se forem alienígenas que roubaram as vacas ? a ciência esconde a verdade ?’’.

Vamos responder uma questão de cada vez.

‘’ A ciência é dogmática?’/ Uma teoria é uma verdade absoluta ?’/’ E se forem alienígenas que roubavam as vacas ?’’

R: — Se daqui a 10 anos ou menos, um grupo de cientistas encontrar evidencias observacionais, testáveis, que passem por todo processo da metodologia cientifica. e que indique que alienígenas sequestravam as vacas. A ciência será a PRIMEIRA a admitir seu erro. Não existem dogmas na ciência.

Na ciência trabalhamos com estudos, e fatos. Se aparecerem evidencias algum dia que mudem esses fatos então iremos admitir nosso erro.

‘’ A ciência esconde a verdade?’’ — Não. Não existem nenhum tipo de evidencia seja histórica ou cientifica de que a ciência esconde a verdade da população ou da comunidade cientifica. É claro que existem alguns segredos de estado como por exemplo armas secretas do governo x ou y. mas isso é questão de segurança nacional do pais X ou Y. os estados unidos não pode liberar acesso a área 51. Pois estaria liberando acesso de armas a exércitos inimigos. Tais informações colocariam a segurança nacional em risco. Isso vale para qualquer pais.

Cientistas ganham a vida com revelações e estudos. É assim que eles pagam as contas. E não ganhariam nada escondendo algo.

Pois ser reconhecido no meio acadêmico. É o sonho de qualquer cientista.

‘’ - Entendi até aqui. Então o que é uma Lei cientifica?’’.

Uma lei é uma verdade absoluta. Que independe da ciência, ou do homem ou de qualquer ser vivo inteligente ou não para existir. Leis são universais e presentes em qualquer parte do universo. Uma Lei cientifica é algo que coexiste com o universo, ou que surgiu junto ou após o big bang. Ou seja é um fato cósmico.

Como por exemplo a Lei da gravidade, a Lei da termodinâmica etc.

‘’ Então uma lei é superior a uma teoria ou hipótese?’’.

Em termos filosóficos sim. Pois a lei independe da pesquisa cientifica ou da existência do homem. Ela é um fato. Se você pular de um prédio você vai cair e morrer. Por conta da gravidade.

Mas em termos científicos uma complementa a outra.

A Evolução é uma lei. É um fato, as espécies evoluíram e evoluem. A ‘teoria da evolução’ serve para explicar como a lei funciona.

A gravidade é uma lei, ela existe é um fato. A teoria da gravidade serve para explicar como a gravidade funciona.

É Assim que a ciência funciona. Não menospreze quando alguém se referir a uma teoria ou a uma hipótese cientifica.

Como mostrei nesse texto. Apesar das palavras ‘’ teoria’’ e ‘’ teoria cientifica’’ serem parecidas elas são utilizadas por pessoas diferentes e tem significados diferentes.

A ciência não depende de crenças, fé ou achismo.

Como diria Richard Dawkins ‘’ Science Works Bitches’’.

– Texto por Gerson De Rodrigues

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 18/02/2017
Reeditado em 30/01/2018
Código do texto: T5916536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.