PADRÕES DE BELEZA

É aquela coisa, não estamos falando de alguém de traços brancos e que tem simplesmente a pele negra [pode inclusive ser considerada mais bonita] nem do negro que é o "exótico" [às vezes se "autoexotiza" pra ser enxergado], estamos falando de que "tanto mais negroide você é menos valor coletivo de beleza você tem". Falando de que, tendo todas outras características iguais, os traços brancos vão definir a pessoa como mais bonita. A beleza é subjetiva, obviamente, mas, numa sociedade na qual há diversas pessoas em comunicação [expressando, demonstrando, praticando, discutindo], a "beleza" se objetiva, certas pessoas são mais "quistas" que outras. Isso é falado, comentado, compartilhado socialmente. Quando um grupo de homens está falando sobre uma mulher "muito bonita, muito gata", ao menos pela minha experiência de vida e nos grupos mais heterogêneos imagináveis eles estão provavelmente falando de uma mulher branca. É uma questão estatística, o resultado é "viciado" demais, logo provavelmente existe algum componente interferindo no resultado. Chama-se racismo, nesse caso. Sou bem pessimista em relação isso, porque praticar racismo não depende simplesmente da vontade ou caráter. É um fenômeno social que está entranhado nas pessoas. As que foram socialmente ensinadas a gostar de pessoas brancas realmente o sentem de forma verdadeira, faz parte do ser da pessoa. Talvez com boas intenções as pessoas falem de forma tão fácil em desconstrução ou apontem pra cara de outra pessoa e diga "racista". A verdade é que gosto [o querer] e orientação política são conceitos muito diferentes [senão opostos!]. Gostar é se deixar levar pelas definições que já tão ali e te conduzem a tal coisa; fazer política é, pelo contrário, conscientemente se orientar num sentido, baseado em definições morais. Ou seja, se alguém simplesmente justifica um gostar pelo fato de que aquilo é mais justo para a coletividade, algo está bem estranho [diversos exemplos, nos meios mais "alternativos", apesar dos discursos, a branquitude remanesce como sinônimo de beleza]. Se, por outro lado, a pessoa conscientemente sabe que se reorientar é agir em certa direção, de certa forma e pra galgar um objetivo moral [inventado e escolhido, por exemplo, justiça social], acho que ela está sendo muito mais sincera consigo mesmo e com os outros. Ou seja, não é nada simples e talvez a gente nem sobreviva pra ver gostares/quereres verdadeiros diversificados.