Opinião VS Negacionismo

Um dos maiores ‘argumentos’ utilizados hoje em dia é o famoso argumento da opinião, que consiste basicamente em opinar sobre qualquer coisa e qualquer assunto, isso confere lhe ao indivíduo a ilusão de que a opinião vem sempre acompanhada da verdade e da razão.

Um dos problemas centrais do argumento da opinião é que ele sempre vem acompanhado de mentes desprovidas de inteligência e/ou conhecimento cientifico sobre o mundo ao seu redor. Causando por consequência a negação total de fatos irrefutáveis com base em simples opiniões pessoais ou de um grupo.

O argumento Putrefato da opinião é hoje irrevogavelmente uma das falácias mais perigosas da sociedade, eis alguns fatores do porque tal argumento que embora pareça inocente aos olhos de leigos é sim um perigo eminente.

O Aquecimento global por exemplo :

Muitas pessoas consideram o aquecimento global uma farsa, dizendo coisas como ‘’ A Mas na minha opinião o aquecimento global é uma mentira’’.

A primeira vista parece inocente, apenas um individuo expressando sua visão.

Quisera eu se as coisas fossem assim tão simples, acontece que o Aquecimento Global é um fato cientifico com incontáveis evidencias e hoje absolutamente irrefutável.

‘’Mas qual o problema em opinar ? e se na minha opinião eu não acreditar no aquecimento global ?’’.

O problema em opinar contra um FATO é que a sua ‘’opinião’’ pode colocar em risco a vida de centenas de pessoas ou até mesmo a do planeta inteiro.

Por exemplo :

O consumo de combustíveis fósseis nas últimas décadas tem contribuído muito para a degradação do meio ambiente. O aquecimento global , a mudança climática , extinção de espécies selvagens, o esgotamento da camada de ozônio , e o aumento da poluição do ar são alguns dos problemas a partir do qual o nosso meio ambiente está sofrendo.

De acordo com a NASA , "a temperatura da superfície média global subiu 0,6-0,9 graus Celsius (1.1 a 1.6 ° F) entre 1906 e 2005, e a taxa de aumento de temperatura quase dobrou nos últimos 50 anos. As temperaturas estão determinados a subir ainda mais.

Os cientistas de hoje apontam a mudança climática como "a maior ameaça à saúde global do século 21’’, É uma ameaça que afeta todos nós, especialmente as crianças, os idosos, as comunidades de baixa renda. Asmáticos, pessoas com doenças crônicas e o aumento da taxa de incidência de câncer.

Nos Estados Unidos, centenas de mortes ocorrem a cada ano devido aos impactos diretos e os efeitos indiretos de doenças fatais agravado pelo calor, tais como exaustão pelo calor, insolação e doenças cardiovasculares e renais. Na verdade, o calor extremo mata a cada ano, em média de furacões, tornados, inundações e raios combinados.

‘’Tá e por que eu não posso opinar ?’’.

Quando você ‘’’opina’’’ sobre uma verdade absoluta cheia de evidencias cientifica, você está colocando a vida de todos em risco. Principalmente se a sua ‘’opinião’’ não for restrita a apenas você e sim a um grupo de pessoas. Com capacidade de influenciar até mesmo o presidente do pais.

Como vemos hoje em dia o presidente norte americano Donald Trump sendo fortemente influenciado pela ‘’opinião’’ alheia. Impedindo os estudos e a pesquisa na área do aquecimento global.

Um homem como Donal Trump expressando sua ‘’opinião’’ e sendo influenciado por opiniões, coloca em risco a vida de todos nós. Negar o fato do aquecimento global é hoje a maior ameaça a nossa espécie. Tudo isso por culpa da ‘’Opinião’’.

Existem outros exemplos na nossa sociedade das quais a ‘’Opinião’’ é realmente prejudicial.

No caso da homossexualidade por exemplo, existem diversas evidencias cientificas que a homossexualidade é algo natural, e encontrada em diversos animais na natureza.

Muitos idiotas acabam dando sua ‘’opinião’’ dizendo que na ‘’opinião’’ deles, a homossexualidade não é natural, dando então uma série de ‘’argumentos’’ vazios para aqueles homofóbicos e preconceituosos vomitarem ódio contra a comunidade LGBT. Causando então por consequência a morte de muitas pessoas por crime de ódio e ignorância.

Outros caso em que a opinião é realmente prejudicial, é no caso das vacinações. Quando alguém opina dizendo que as vacinas causam algum tipo de doença como por exemplo:

‘’Expressar a opinião’’ de que as vacinas causam autismo ou outras doenças, coloca a vida de diversas crianças e adultos em risco. Os deixando a mercê de diversos tipos de doenças. Quando na verdade é cientificamente comprovado que nenhuma vacina causa algum tipo de dano a saúde, muito pelo contrário elas estão ai para nos curar e solucionar nossos problemas.

‘’Então eu não posso opinar mais sobre nada ? só porque a ciência quer ?’’

Existe uma abundante diferença entre OPINIÃO E NEGACIONISMO.

O Negacionismo é a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. Trata-se da recusa em aceitar uma realidade empiricamente verificável, Negando um fato ou fatos científicos e/ou históricos sem nenhuma base ou evidencias pra sustentar seu argumento.

Como por exemplo no caso do aquecimento global aonde existem INFINITAS evidencias sobre o fato, se o individuo ‘’opinar’’ que para ele tal evento é uma mentira. Ele esta simplesmente NEGANDO um fato e não opinando sobre o mesmo, ao negar um fato cientifico você coloca a vida de pessoas em risco como citei nos exemplos anteriormente.

‘’como saber quando eu devo opinar ?’’

A Opinião não deve ser feita em casos no qual um FATO não esta empiricamente exposto

Como nos exemplos a seguir

Individuo 1 - ‘’ Para mim Doctor Who é a melhor franquia nerd do mundo’’

Perceba que a afirmação acima não possui nenhum fato cientifico, e que a mesma é livre para opiniões.

Individuo 2 - ‘’Na minha opinião eu prefiro star trek, porque para mim ela é muito mais cientifica em seus detalhes’’.

Perceba novamente que apesar da opinião feita pelo individuo 2 ser completamente diferente da visão do individuo 1, a mesma continua livre para outras opiniões e um livre debate. Afinal não existe um FATO cientifico a respeito da melhor série ou franquia nerd do mundo. E uma opinião a respeito disso não fere ninguém e não chega a ser um absurdo. São apenas opiniões diferentes sobre um assunto regular

Agora veja 2 casos de negacionismo aonde a opinião pode ser realmente prejudicial

Individuo 1 – ‘’ Eu vou vacinar meu filho contra a febre amarela’’

Individuo 2 – ‘’Na minha opinião as vacinas causam autismo, paralisia infantil e outras doenças. A indústria farmacêutica mente e quer nos matar com esse veneno’’.

Perceba o quão prejudicial é a ‘’opinião’’ feita pelo individuo de numero 2, tal opinião afirma absurdos a respeito de algo realmente sério. Que pode facilmente influenciar o individuo numero 1, dentre outras pessoas a não vacinarem seus filhos. Fazendo assim a morte de muitas crianças pela febre amarela.

O problema central da opinião expressada pelo individuo numero 2, é que as vacinas não causam nenhum tipo de doença. E existem evidencias cientificas que comprovam isso.

Ou seja para finalizar.

NÃO existe opinião contra fatos. Tome cuidado antes de expressar sua ‘’opinião’’ pois ela pode prejudicar não só a sua vida, como a de milhares de outras ou até mesmo de toda a nossa espécie.

Antes de opinar sobre alguma coisa, pesquise, estude e busque conhecimento a respeito daquilo. Se você não sabe simplesmente não opine, é muito melhor um ‘’não sei’’, do que um ‘’na minha opinião..’’.

Acredite a primeira opção salvará muito mais vidas.

‘’Em uma sociedade totalmente desprovida de conhecimento, as palavras têm a leveza do vento e a força de um furacão.’’ - Gerson de Rodrigues

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 29/03/2017
Código do texto: T5954913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.