O problema das Fake News

Apesar do termo ‘’Fake News’’ ter se popularizado na américa do norte durante a eleição do presidente donald trump, tal termo é muito mais antigo do que você imagina. Antigamente ele era conhecida como ‘’fake propaganda’’ e foi muito utilizado pelo governo britânico de forma muito eficaz para motivar a população contra a Alemanha, já o partido nazista utilizou tal recurso para consolidar o poder da Alemanha durante a década de 1930 usando estereótipos raciais para incentivar a discriminação contra os judeus.

Embora a Fake Propaganda tenha sido financiada por governos para fins militares, sua prima moderna conhecida como ‘’Fake News’’ pode ser tão perigosa quanto.

O que vemos hoje em dia são pequenos grupos de pessoas que se aproveitam da interação da mídia social e algoritmos através da criação de artigos hiperbólicos em torno de um grande evento político como: a eleição presidencial dos EUA.

Assim como a Fake Propaganda a Fake News atuou de forma bem semelhante utilizando métodos para distorcer a verdade para a persuasão emocional, e o pensamento irracional fazendo com que trump fosse eleito.

Embora o objetivo das Fake News não fossem eleger o atual presidente da américa, e sim lucrar com cliques em suas paginas.

Esta é a principal diferença entre as Fake News e as Fake Propaganda. A fake propaganda era descaradamente financiada por governos para se auto promoverem, alienarem, e controlarem a população.

Já a Fake News possui como único objetivo cliques em seu site para fins monetários e o enriquecimento as custas da ignorância alheia.

‘’Como e por que as Fake News influenciaram a eleição do Trump ?’’.

O Cenário nas eleições dos EUA era perfeito para as Fake News afinal era um assunto globalizado aonde milhões de pessoas estavam googleando e clicando em noticias relacionadas, debatendo no twitter e até fazendo vídeos para o youtube.

Tudo começou com o boato de que a Hillary Clinton iria revelar a verdade por trás da ufologia abrindo documentos secretos da famosa área 51. Após isso diversos sites pseudo científicos começaram a lançar documentos falsos e testemunhos surreais, sobre o tema dando um boost e fazendo a Hillary parecer a predileta do povo.

Logo após surgiram vários sites demonizando trump colocando ele como o coringa da jogada um candidato ‘’anti-establishment’’, Racista ,Homofóbico, E machista.

Para piorar os sites anti ciência que espalham Fake News começaram a criar diversos artigos a respeito do aquecimento global aonde alegavam categoricamente que o mesmo era uma farsa e que ‘’cientistas comprovaram’’. Ligando isso ao fato do trump não acreditar no aquecimento global.

Levando em conta que a maioria dos norte americanos são cristãos conservadores, e ignorante científicos não demorou muito para o trump se tornar o predileto do povo. Todavia não era isso que as Fake News mostravam, nas ‘’pesquisas’’ era mostrado que Hillary era a predileta do povo. E uma enxurrada de Fake News a respeito dela era espalhada pela internet ‘’ "Papa apoia Trump", "Hillary vendia armas para o ISIS", "Agentes do FBI Suspeitam de Hillary’’.

Todas essas noticias se tornaram um viral proporcionando ainda mais vantagem politica para Trump. Mesmo não sendo essa a intenção dos portais de Fake News esse tipo de ‘’noticia’’ era o que realmente gerava cliques.

Quando o resultado das eleições presidenciais norte americanas foram lançados. Todos percebemos com devida clareza como as Fake News foram infortunadamente favoráveis ao trump.

Mesmo se as Fake News tivessem favorecido a Hillary ou o Batman. Noticias falsas, enganação, e alienação nunca é o caminho. As pessoas tem que votar e pensar por conta própria.

Mas as Fake News não pararam por ai e agora estão mais perigosas e danosas do que nunca, pois elas saíram do campo politico e invadiram o jornalismo cientifico.

‘’Cientistas confirmam vacinas causam autismo’’ esse foi o título de uma noticia que viralizou recentemente na américa do norte e tomou proporções inimagináveis, tal noticia foi tão compartilhada e creditada que acabou sendo publicada por um jornal de saúde publica local.

Uma noticia falsa desse tipo pode causar um dano muito grande a vida das pessoas, principalmente de crianças e idosos. Tudo isso em troca de alguns cliques e monetização mostrando que aqueles que espalham Fake News são pessoas de um péssimo caráter.

O Jornalismo cientifico esta sendo prejudicado em uma batalha incansável contra as Fake News, pois as pessoas acabam dando mais atenção em um artigo sensacionalista e falso, do que para um artigo com pesquisa e estudo cientifico de ponta.

‘’Como evitamos as fake News ?’’

Infelizmente ainda não existe uma ferramenta que impeça as fake News de pularem na sua TimeLine do facebook. Mas existe uma forma de identificar elas.

Existe uma lista com os principais sites de Fake News : https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_fake_news_websites

Alem dessa lista preste atenção nos seguintes tópicos

1 – sites .wix .co, blogs que postam noticias sem uma fonte, sites de ‘’’’’’’’’’’ciência’’’’’’’’’’’’’’’’ que não mostram o autor da pesquisa ou do estudo.

2 - "Notícias" que são cheias de opiniões — cujos autores também não são identificados — e discursos de ódio (haters).

3 – Pesquisem sempre a respeito do cientista, ou do pesquisador que supostamente escreveu o artigo x ou y. por exemplo você entra em um site dizendo que ‘’cientistas confirmam tomar veneno de rato cura o câncer.’’ A primeira coisa a fazer é pesquisar o nome do cientista e pesquisar sobre ele.

A segunda coisa é perceber um título visivelmente sensacionalista, 98% das noticias intituladas ‘’cientistas confirmam’’ são falsas.

4 – Sites com muita propaganda não são confiáveis

5 – Pesquise sempre em diversos outros sites para ver se as informações batem, e se a mesma não foi manipulada.

6 – de uma pequena visita a o E-FARSAS para procurar se a noticia que você acabou de ver não esta lá, e refutada.

7 – SEJA CÉTICO SEMPRE !.

8 – Nunca em hipótese alguma compartilhe uma noticia recebida no whatsapp ou no facebook sem ter a total certeza que ela é verdadeira. Se não tem certeza não compartilhe.

9 – a maioria das ‘’noticias’’ compartilhadas em rede sociais são falsas. Duvide sempre

A Melhor forma de combatermos as Fake News é boicotando os sites que a compartilham. Sempre que voce ver um site que compartilha Fake News avise seus amigos e parentes sobre ele, quanto menos acesso eles tiverem mais fraco eles irão ficar.

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 02/04/2017
Código do texto: T5959089
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.