Não dá para entender

Se existe algo que não dá para entender é a mania que tem o ser humano, que vive cometendo erros no tocante a tomar decisões quanto ao que é melhor para si mesmo, de achar que sabe o que é melhor para os outros, chegando ao irritante ponto de se intrometer nas suas vidas como se tivesse esse direito. Podemos ver isso muito bem no nosso dia-a-dia. É incrível como as pessoas adoram dar palpites e até mesmo impor seus gostos e opiniões pessoais às outras. O problema é que, se muitas vezes nem sabemos o que é melhor para nós, como saberemos o que é certo para as demais pessoas? Estamos dentro do coração delas? Sabemos quais os seus anseios mais profundos, do que ela realmente sente falta? Com frequência, acha-se que se conhece aquela pessoa muito bem, mas nem se suspeita do que se passa sob a superfície de sua psique, porque o ser humano é um oceano profundo, tem contradições, conflitos e medos. É tão fácil assim chegar e dizer a uma pessoa com quem nem sequer se tem intimidade suficiente o que ela precisa, não é? Mas muitas vezes, no afã de se decidir a vida daquela pessoa, cometemos o terrível erro de lhe atribuir sentimentos, pensamentos e qualidades que ela nem sequer possui. E ela ficará com uma raiva profunda por nós dizermos que ela é "assim", quando seus sentimentos são bem diversos. O mais certo não seria que cada um tratasse de se conhecer melhor e procurasse descobrir o que é melhor para si mesmo? Ninguém, ninguém mesmo veio ao mundo para dirigir os destinos de alguém. Reflitamos bem: se uma pessoa nunca exercitar a arte de procurar saber o que quer para ela mesma, de tomar suas decisões e de buscar seus caminhos, ela vai acabar infeliz, porque lhe estaremos podando a liberdade e até a chance de aprender a andar com as próprias pernas. Querer decidir o caminho dos outros não é apenas intromissão, é também egoísmo, é impedir aquela pessoa de crescer como ser humano e social. Deixemos as pessoas livres e cuidemos de nossas vidas. E não usemos a desculpa de "irá se estrepar se for por esse caminho". Não sabemos nem o que vai nos acontecer no próximo minuto, podemos saber o que acontecerá a uma pessoa que resolve escolher os seus caminhos? E se ela se der mal, ela é que deve aprender com seu erro e crescer a partir disso. Não podemos fazer isso por ela.