As pessoas abusivas

Por acaso você vive ao lado de alguém que faz você se sentir sufocado, levando-o a se perguntar se um dia haverá um fim para esse tormento na sua vida? Então, ao que tudo indica, você vive ao lado de alguém abusivo e opressor e é bom que saiba que um relacionamento com uma pessoa abusiva poderá causar sérios danos à sua saúde emocional.

E um dos danos que um ser humano desses nos causa é o de fazer com que acreditemos que não prestamos, não valemos nada mesmo. Aliás, só valemos algo quando fazemos o que eles querem.

Gente assim pode ser vista nos mais diversos lugares: o cônjuge que oprime o outro cônjuge, pais que são tiranos com os filhos, empregadores carrascos. O ser abusivo, como podemos notar, é alguém que se vale da sua posição de poder para pisar em quem lhe está sujeito.

Como identificar pessoas abusivas? Se prestarmos bastante atenção, há muitas características em comum entre esses seres daninhos e venenosos.

1- Eles são rudes, sarcásticos e cruéis, adoram nos tratar como odiamos ser tratados, dizem que somos inúteis, fazem exigências absurdas e não se importam em nos levar ás lágrimas. Aliás, muitos adoram isso: fazer-nos chorar ou nos enraivecer.

2-A culpa é sempre dos outros, nunca deles. O marido abusivo culpa a esposa por humilhá-la e até bater nela, os pais carrascos justificam seu excesso de rigor alegando que estão corrigindo os filhos, isto é, se eles nos magoam e são duros e injustos, é porque nós somos errados e os induzimos a agir como agem. São exímios chantagistas emocionais e nunca assumem a responsabilidade de nada.

3- Não querem que ninguém seja independente. Eles reclamam que não somos inteligentes, não sabemos fazer nada, não temos iniciativa, e, quando queremos dar um passo na direção da nossa independência, serão os primeiros a nos boicotar, falando que não somos capazes de fazer nada. Aliás, eles vivem dando a entender que sem eles não somos nada.

4- Somos os culpados por todos os problemas. Quando a vida está ruim, eles ficam se lamentando e reclamando que nós somos inúteis, não os ajudamos, que eles carregam tudo nas costas e são incompreendidos.

5- Tudo que fazem é para nosso bem. Qual o bem que um pai faz ao filho ao chamá-lo de inútil ou que um marido faz ao tratar a esposa como escrava doméstica? Só eles entendem?

6- Nós é que não os entendemos. Eles querem que todos os entendam e se adaptem a eles, porém nunca se esforçam para mudar ou se adaptar a ninguém.

7- Se eles estão satisfeitos, não lhes importa que os demais não estejam De nada adianta falarmos que estamos insatisfeitos. Irão logo dizer que nossa vida é ótima e sofremos sem motivo, como se não se dessem conta de que o que é bom para um não é para outro.

8- Nós somos ruins e mal-agradecidos. Os abusivos são hábeis mentirosos, que distorcem os fatos e se põem como vítimas daqueles a quem maltratam. Se cairmos na armadilha deles, acabamos por acreditar nas suas mentiras e passar a acreditar que nós é que não prestamos.

9- Eles não mudam. Melhor não ter esperança de que vão mudar. Gente abusiva não muda porque gosta de mandar e humilhar para sentir que tem alguém sob seu controle. O melhor que temos a fazer é lutar por nossa independência financeira ou emocional, desenvolver nosso potencial e manter uma boa distância deles.