Só sabemos valorizar e entender aquilo que já vivemos

Ingratidão.

Não existe melhor palavra que essa para descrever a espécie humana.

Exagero? Generalização?

Que pena você ter esses termos em mente.

Infelizmente não temos a facilidade de ter empatia com quem diz certas verdades.

Afinal de contas, para que mesmo sempre sinceridade?

É tão gostoso só ouvir e falar mentiras agradáveis e sorrir por educação, saciando nossos próprios interesses e dos outros.

Tolice mesmo é não fingir que sabe ser grato por tudo e todos.

Mera hipocrisia que cada dia adoece mais os seres humanos.

É uma pena eu não conseguir ficar infectado por essa doença.

Ao invés disso, sempre que vejo-me com seus sintomas, faço questão de pagar o preço mais caro só para curar-me dela.

Gostaria de tentar entender como se consegue fingir o tempo todo.

Gostaria de tentar entender como se consegue ver um hipócrita não cedendo lugar à quem de fato precisa, e pensar mentalmente:" poxa, vai que aquela pessoa está tão cansada, acho que esse idoso ou essa senhora grávida ou com criança no colo teve um dia melhor e não precisa daquele lugar".

Gostaria de tentar entender como se consegue ver um aluno dizer que não aguenta tanta pressão e estresse emocional, familiar e até financeiro e que quer logo dar o pé daquela sala de aula e simplesmente dizer à ele: "eu sei cara é tenso, passar por isso ninguém merece mesmo, escola independente do nível é um saco".

Gostaria de tentar entender como se consegue ver mais um ambulante entrar num ônibus ou metrô, contar sua história, e mentalmente falar: "nossa que saco, mais um e de novo, quantos dias mais preciso aguentar isso"?.

Gostaria de tentar entender como se consegue no trabalho falar mentalmente: "que merda de trabalho, queria estar de férias".

Gostaria tentar entender como se consegue conversar com um amigo mais próximo e falar várias e várias vezes que minha mulher volta e meia enche o saco, e que não aguento mais a pertubação dos meus filhos.

Gostaria de tentar acordar de manhã e falar: "que droga, mais um dia, preciso mesmo sair dessa cama, por que não nasci rico?"

Gostaria de tentar estar numa igreja, olhar para uma pessoa de cima a baixo e comentar comigo e até com um amigo como uma pessoa está vestida e estilizada.

Gostaria de tentar falar da vida dos outros com comentários não construtivos.

Gostaria de tentar reclamar por não ter uma BMW ou uma Ferrari.

Gostaria de tentar reclamar por que meus pais não alugaram um local melhor para passar as férias em Portugal.

Gostaria de tentar reclamar por não ter conseguido ainda comprar o último Iphone, Play4, ou o tão desejado game.

Gostaria de tentar culpar alguém por nada ter dado certo.

Mas sabe, eu simplesmente não consigo.

Há algo dentro de mim que não permite.

Não sei se é fato de eu já saber como é a realidade das dores de um idoso, seja porque acompanho em hospitais.

Ou por que eu tenho ouvido muitos depoimentos de mães sobre como é fazer as coisas com cuidado levando alguém especial consigo.

Não sei se é por que eu acompanhei cenas de pessoas que sofreram dias e dias em filas só para conseguir estar dentro de um sala de aula, e conseguir fazer o que boa parte da população não tem acesso.

Não sei se é por que eu já acompanhei um ex-usuário de drogas que agora hoje vende balas e salgados para sobreviver e ajudar o próximo, ou por eu ter acompanhado a vida de pais, mães e até crianças que vendem e usam suas histórias para mostrar que fazem aquilo porque o alimento é a sua primeira coisa que pensa ao primeiro raiar.

Não sei se é porque eu sei que no Brasil existe milhões de pessoas que passam o mês (admiro e conheci pessoas assim) comendo dia sim, dia não, dormindo na casa de fulano, ou em abrigos (quando encontra), justamente por não conseguir nenhuma forma de trabalhar formalmente.

Não sei se é por que tenho acompanhado muitas famílias desestruturadas, outras desfeitas e pessoas que perderam tudo na vida justamente por não terem valorizado suas bases (família).

Não sei se é por eu saber como é poder acordar bom e feliz ao saber que está com saúde, afinal, para quem passa mais de seis meses sustentado por aparelho, abrir os olhos e fazer tudo por conta própria, inclusive sair da cama é a melhor coisa que há para agradecer ao se levantar cedo.

Não sei se é pelo fato de que quando eu vou à igreja eu só quero buscar Deus, nada mais, que roupas, maquiagens, estilos, nada disso me importa ali, afinal não fui para ser estilista ou design avaliativo, e sim para renovar a fé.

Não sei é por eu saber que cada é um ser humano com uma realidade, um tempo, uma vivência e aculturação diversa, assim eu não consigo falar de alguém com comentários destrutivos.

Não se é por eu ter aprendido que qualquer sonho se alcança com sacrifícios, dedicação e disciplina, e que se eu quiser uma Ferrari ou BMW, pode levar um bom tempo e uma grande abdicação de minha vida, mas que se eu souber como chegar lá e nunca parar eu terei.

Não sei se é pelo fato de eu conhecer pessoas que queriam poder ao menos conhecer a sua cidade vizinha, mas nunca pode ver outra coisa além das ruas de sua cidade natal.

Não sei se é por eu ter nascido em uma época em que marcas e aparelhos não me faziam melhor que ninguém, justamente por eu não ter sido ensinado e aculturado assim.

Enfim, eu poderia escrever um livro de todas as reclamações que qualquer ser humano, independente de idade e status social, durante a vida dela reclama.

Isso porque eu nem citei os padrões de estética, que são as reclamações mais constantes.

Mas até isso eu não consigo fazer, justamente pela inutilidade que é.

Afinal, serão só reclamações.

Agradeço por ter aprendido muito e estar aprendendo dia pós dia.

Confesso que não sei nem 1% do que o mundo tem a oferecer.

Mas posso relatar algumas conclusões dos últimos anos.

Como seres humanos, temos o péssimo hábito de valorizar só aquilo que um dia vivemos ou se vive, e olha lá.

Infelizmente nem todo mundo quer tentar entender e aprender a ter uma visão de um analista.

Normalmente já preferimos seguir com a visão crítica e hipócrita de sempre.

Afinal de contas, satisfação e explicação para quê?

Não é assim que percebe na grande maioria.

Sei que eu sou o dono de tudo em minha vida e na vida das pessoas que se relacionam comigo.

Se algo é positivo ou negativo é pelo o que faço.

Sei com total certeza que nunca agradarei todo mundo, mas nem por isso preciso culpar alguém ou falar disso.

Costumo dizer que nada na vida é ruim, tudo é uma experiência.

O problema é que nem todos conseguem tirar lições disso.

A verdade é que cada vez mais criamos seres humanos mais falantes e menos atuantes.

Em síntese, estamos vivendo uma geração de "mimimi".

É uma pena que poucos sejam visionários, participativos, atuantes e parem de viver e olhar somente sobre a prisma de seus umbigos.

Mas infelizmente só sabemos valorizar e entender aquilo já vivemos, convivemos ou presenciamos, e veja lá....

PRMendes
Enviado por PRMendes em 20/05/2017
Reeditado em 22/05/2017
Código do texto: T6004595
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.