O Depois

"...Vitórias são o resultado de árduo trabalho, com noites em claro, dias nublados, tempestades, tormentas, desânimos, escolhas difíceis, renúncias e reprovações.

Dito isso, o reconhecimento é o bálsamo, o combustível, o depois.

Pois só o depois nos leva a um patamar onde podemos observar o caminho percorrido e medir exatamente nossos passos, acertos, erros e renúncias.

Mas não devemos esquecer das pessoas!

Pois ninguém é uma ilha e as pessoas que por nós passaram neste caminhar são importantíssimas, as que nos deram um sorriso, um abraço, abriram portas, corações e nos alimentaram de esperança, as que nos desejaram sorte, estas sabem o valor do depois.

As que nos recriminaram, desejaram o pior, nos deram as costas, trabalharam e investiram seu tempo para caluniar e atrapalhar nossa caminhada, estas nunca tiveram o depois ou puderam provar do vinho da vitória e saber que nele está contido também o fel das renúncias.

Devemos sempre dividir estas pessoas em duas categorias:

As que positivamente contribuíram para o nosso sucesso, estas são felizes, vitoriosas em seus propósitos e vivem neste plano para servir e esta é a chave da felicidade, servir ao próximo e chorar com ela o choro da vitória.

As pessoas que de tudo fizeram para que não pudéssemos alcançar o depois, com estas devemos temos ter compaixão e cuidado.

Pois não vivem neste plano, estão inertes nele, suspensas, em sua triste solidão, enterradas em suas vidas pequenas e tristes..."

("O Depois", by Carlos Ventura)