Não diminua os outros

Você gosta que lhe diminuam? Obviamente, a resposta será não. Então, não diminua os outros porque, quando alguém se compraz em diminuir as pessoas com quem convive, seja no trabalho ou na família, os demais logo passarão a não querer nem sua ajuda. E, se alguém vive nos diminuindo, vem nos ajudar justamente para mostrar que faz tudo muito melhor do que nós. Está certo que ninguém é perfeito, que todos erram e sempre é bom que alguém possa nos dar umas dicas para melhorarmos nosso trabalho mas, pensemos bem: se uma pessoa fica dizendo: "vê como se faz"; "eu faço isso logo, enquanto você demora", o que fica subentendido? Que ela quer nos dizer que nunca seremos bons o suficiente para nada. Infelizmente, não são poucos os que, a pretexto de vir nos ajudar, aproveitam para nos diminuir. Temos até a impressão de que elas adoram que acreditemos que, por mais que façamos, nossos melhores esforços sempre resultarão em mediocridade e que elas, sem precisar fazer tanto esforço quanto nós, conseguirão muito mais, pois são mais qualificadas e competentes. E essas pessoas adoram posar de generosas, mas diminuir os outros assim não é generosidade, é mesquinhez mesclada com arrogância e desrespeito. Com o tempo, vamos fazendo de tudo para não precisar da ajuda desse tipo de gente, que tem uma conversa e maneiras desagradáveis e cuja mera presença acaba se tornando um fardo. A ironia é que elas costumam tratar os outros como fardos em suas vidas para dar a entender que carregam o mundo nas costas. Por acaso alguém gosta de sentir que o outro o considera um fardo, um peso? Não! Todas as pessoas querem se sentir amadas, respeitadas e apreciadas e quem nos diminui certamente não nos respeita nem aprecia.