O renascer da esperança

Haverá ainda alguma esperança dentro de nós quando parece que tudo foi em vão, que nada deu certo? E você? Como está se sentindo? Talvez, neste momento, você esteja se perguntando se alguém pode estar sofrendo tanto quanto você, achando que nunca pensou que pudesse se sentir tão infeliz em sua vida, chegando mesmo a achar que nada do que você passou valeu realmente a pena. E, se você tentar analisar o que pode ter lhe levado ao seu atual estado, você acabará se perguntando: “ será que não fiz nada certo?”; “a minha vida terá um significado?”; “por que estou aqui?”

Todas estas dúvidas podem minar nossa esperança de sermos felizes, pois, quem pode ser feliz quando tem sérias dúvidas acerca do propósito de sua existência? Nossa existência precisa de um propósito, não podemos viver apenas para satisfazer às nossas necessidades básicas, precisamos encontrar um sentido para nossa vida, que não pode se resumir a dormir, comer, trabalhar e tantas outras exigências do cotidiano. É por isso que temos sonhos, que são como faróis a nos guiar e dar um significado aos nossos atos. Quando temos sonhos e esperança, nós nos sentimos estimulados a nos aperfeiçoar, crescer, amar, superar obstáculos e ver uma luz mesmo nos piores momentos em que parece que nada está saindo como esperamos. Quando temos esperança, isso nos fortalece, mantém nossa fé e nosso entusiasmo. Mas pode acontecer de todos os nossos esforços não resultarem no que pretendíamos e isso pode levar a um enfraquecimento interno. Será que lutamos da maneira correta, valerá a pena lutar ou então, lutamos por coisas vãs e sem sentido? E, muitas vezes, ao termos esta espécie de colapso, é comum que nos sintamos presos, olhando para todos os lados mas sem ver uma saída, perdendo a confiança em nossa capacidade de vencer, de discernir e encontrar nosso caminho.

Quem sente que seus sonhos não deram em nada pode se sentir vazio, sem propósitos e sem forças, o que não é bom. A pessoa tem que lutar para que sua esperança renasça porque, com frequência, apenas nossa esperança nos ajudará a não sucumbir. Apenas quando temos esperança nós somos capazes de continuar vislumbrando o belo, de ver uma razão para continuarmos vivos e prosseguindo. Ao perder a esperança, perdemos uma parte essencial nossa, uma parte que nos ajuda a encontrar forças dentro de nós, a ter ideais, buscar um significado para nossa existência. Outra dúvida que pode surgir quando nos sentimos sem esperança é: “será que sou fraco, que não tenho forças?” Gostaríamos de saber como solucionar tais dúvidas cruéis, que são muito tormentosas justamente porque ninguém está por perto para nos dar as respostas que precisamos.

A perda da esperança apaga uma chama que nos ajuda a lutar com ânimo e tentar superar os obstáculos do dia-a-dia. Então, que fazer se parece que a esperança morreu dentro de nós? Olhar dentro de nós e procurar despertar novamente o entusiasmo antigo que acalentava nossos sonhos? De alguma forma, a pessoa que costumávamos ser ainda está viva em nós e não devemos pensar que ela morreu. Precisamos acreditar no renascer da esperança para reencontrar não apenas a luz que nos guiava mas também a pessoa que fomos um dia, a pessoa que acreditava que não havia limites.